Seguidores

Translate

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Por Que Os Atletas, Suicidam-se ?



Texto de: José María Souza Costa.
 
   

O que é o Esporte, senão um Esporte ? Uma atividade que demanda exercícios físicos e destrezas, para fins de recreação. Mas, eis que de repente, essa mesma atividade, essas mesmas destrezas, esses mesmos exercícios, tornaram-se contendas alienantes.  O que era lúdico, profissionalizou-se, virou crença, negócios com altos lucros, fanatismos, abusos, e para alguns uma verdadeira religião. O menino nasce, e nele é enfiado o uniforme do time pelo qual o pai torce. Logo, este nem tem o direito da livre escolha. E assim, ele cresce. Aprende rápido as 17 Regras de um Jogo de Futebol, mas, tem dificuldades em decorar as letras do Abecedário. Não consegue escrever, rabisca. Os pais, não lhes fala da Escola Elementar. Mas, lhes mostra em calendários, os melhores estádios de Futebol, as melhores Arenas, as melhores Quadras. E assim, nesse mundo encantado esportivo, ele com pés descalços, dedos feridos, chega aos campos  varzeanos, busca nas amizades juvenis companheirismo, e desembarca pelas mãos de olheiros, curiosos, interesseiros, e, os chamados empresários da bola, em um Clube de Futebol. Ali, ele depara-se com outros tantos meninos, outros tantos milhões de sonhos, outros tantos concorrentes, que em uma estatística da FIFA, ela diz que, de 100 meninos que adentram nesse mundo mágico, se este, iniciar-se aos 09 anos de idade, quando chegar aos 18, apenas 01 deles, consegue exito.
Aprovado, entre esses concorrentes, ele chega ao time principal. Assinam por ele o Primeiro Contrato como Jogador de Futebol Profissional.
Para a família, um batalhador, um guerreiro, um iluminado. Para os vizinhos um ídolo, o famoso, o "pode tudo", o mimado, enfim...
No bairro em que este menino reside, tem as melhores meninas para beijar, as mais belas pernas para transar, e, as mais populares barrigas para deleitar-se no mundo mágico, e deslumbrado do que chamamos: Noite. Tem a companhia dos melhores cantores de pagode, tem os melhores trios-elétricos para bambolear, e, assim o mundo rende-se aos seus pés, ou, à sua conta bancaria, com ou sem os sambanejos, e, tantos outros devaneios juvenis na parede da vaidade.
Mas, esse menino não aprendeu a ler e a escrever. Se aprendeu, no máximo, concluiu as duras penas, o Ensino Médio, curso este, que não fora capaz, de fazer diferenciar, a grafia da palavra  Brasil com S, para Brazil com Z.
Como o tempo avança, e a fila anda, os dias vão-se. E a idade chega. O menino de ontem milionário, famoso, agora, já é um homem maduro, as pernas já cansadas, os dribles já não são os mesmos, e como  companheiro , apenas as dores de um cansaço  estirados  em um sofá na sala, o que presume-se, o principio da aposentadoria. E esta, bate-lhes à porta.
Vem a tão temida aposentadoria, e, aonde estam os amigos?  E a multidão que outrora cercava os seus carrões solicitando autógrafos? E as mulatas bonitas, aonde  foram ? Na Rede Bancaria, já não existe mais o cheque especial, os cartões foram reduzidos de 11, para 01, os galanteios transformaram-se apenas em esporádicas  rodas de cervejas, alegradas em samba regidos, pelas palmas da mão.
O que fazer, agora ? Os amigos, foram-se. A fama, foi-se. As mulheres, desapereceram. Restou apenas, o olhar sisudo dos familiares, e, as palavras de auto ajuda. Com esse enredo desenhado, o que resta  senão as doces recordações, para alimentar a alma, e amargar o contentamento.
Não soube investir com o que ganhou. A boemia, ditou-lhes, o tecer da VIDA.
Sem grana, sem fama, sem bajulações, o pensar é torturar o futuro, e, dilacerar os prazeres do tempo.
E, é aí, que aparecem os disturbios emocionais, os transtornos mentais em consequencias de concussões, os súbitos  psicóticos, o ímpeto do medo,  do pavor, e da instabilidade psicológica.
Esportes ditos profissionais, com choques de corpos, trombadas, carrinhos, socos, pontapés. Na juventude, tudo isso passa-se em vão, e, ainda endeusamos a virilidade.
Neste mês, mais um atleta de futebol Americano suicidou-se, em frente a seus amigos, Jovan Belcher, um jovem ainda de 25 anos de idade, do Kansas City Chiefs, e que deixou dirigentes, fãs e profissionais da saúde intrigados quanto às suas motivações, não bastando isso, antes, assassinara a namorada. Há dois anos, o ex-jogador Dave Duerson também cometeu suicídio e deixou um bilhete pedindo que seu cérebro fosse examinado. Tudo isso é muito triste. No futebol, é a mesma tristeza, a mesma morte anunciada. Sabemos que muitos ex-atletas, morrem silenciosamente, abandonados  no aconchego do abandono.
Por que os atletas, suicidam-se ?

63 comentários:

Cristina disse...

Es sabido que es una carrera muy corta y que muchos se aprovechan de ese deportista en su mejor momento para rédito propio.
Cuando el deportista ya no genera ganancias, son abandonados y muchos no saben como continuar su vida.
Excelente post, te dejo un fuerte abrazo!

La Soledad disse...

Nice blog

Célia Rangel disse...

Você traçou muito bem os meandros dessa triste vida que começa com euforia do dinheiro fácil, da vida só de prazeres e termina na solidão, no exílio que acoberta as drogas e os vícios em geral. Falta de alicerce, na minha opinião. Quando com alto saldo bancário, todos se aproximam para usufruirem. Depois, na derrocada ninguém fica para apoiar. Aqui no Brasil, há vários casos. Poucos sabem administrar a carreira no antes, durante e depois!
Abraço, Célia.

Antonio Lopes disse...

O próprio texto nos dá a resposta. Texto escrito com muita consciência e verdade.É assim mesmo, nesse mundo competitivo,onde os pais querem que os filhos sigam os caminhos da fama e do dinheiro sem os prepararem para isso. Já conheci alguns desses pobres atletas e é exatamente como está no texto..Abraços..

Lapislazuli disse...

La vida de deportistas de esfuerzo sule ser muy corta, pocos, muy pocos logran fama y ganan dinero, deben guardar para el futuro, pero son tan jovenes que a veces ni lo piensan
Interesante analisis
Abrazo

Meus Scraps. disse...

Olá seu blog é muito interessante parabéns bjs.

Pedro Luis López Pérez (PL.LP) disse...

Buen Post sobre algo que sucede a diario e impresiona contemplar, porque después de la fama llega el Olvido que, a veces, es muy difícil de aceptar.
¡¡¡Gracias!!!Por seguir mi blog y por tu invitación a seguir el Tuyo, que es un espacio lleno de Magia y Sensaciones.
Desde este momento te sigo.
Un abrazo.

Malu Silva disse...

Acho que deveria ter um programa para preparar, não somente os atletas, mas todas as pessoas que vivem de uma trajetória muito rápida na profissão... profissões que de certa forma valorizam somente a juventude e quando se deparam com o final daquilo que mais amavam fazer não resistem e acabam por procurar o caminho mais destruidor...
Bela postagem...
Um abraço

Aurora García Rivas disse...

É un pracer atopar este blog. Eu escribo nunha lengua irmá: o galego. Dentro de pouco tempo hei de facer un blog con contos en portugués, publicados en Lisboa. Tas convidado a lelos y a ler o otro blog meu.
Saúdos cordiales. Aurora

Paola disse...

Gracias por seguirme.
Ya sigo tu blog, espero que nos leamos más a menudo.

Saludos =)

ARCOIRIS disse...

Hola José María, gracias por tu invitación. Me quedo por aquí.
Un Saludo.

Parole disse...

Excelente crítica, José, do quanto pode ser cruel e triste o destino desses meninos, muitas vezes empurrados por aqueles que deveriam mais zelar por eles... os próprios pais.

Beijinhos.

Mirta - Luce nel cuore disse...

Gracias por tu visita en mi blog, el tuyo es muy interesante... Un gran saludo!

Ivo Serentha and Friends disse...

Obrigado pela visita de "world memory blog", complementa os temas no seu espaço, felizmente na Itália é muito raro para os atletas ativo ou menos suicidas.

Uma saudação e um abraço

Marina Fligueira disse...

¡Hola José!!!

Mis felicitaciones por este interesante texto.

Nada es eterno en esta vida, ni el amor, ni la felicidad, el tiempo todo lo diluye aunque no se olvide.
Los mejores artistas! Y grandes personajes celebres de la vida social, que en su tiempo fueron aplaudidos y admirados, acaban siendo olvidados en la más ruin miseria y abandonados por la misma sociedad que un día les aplaudió.

Pero esto no les pasa a todos: hay otros que guardan para la vejez y acaban sus días en una buena posición y siguen siendo admirados y recordados.

Vale quen ten) e o que non ten, non vale nada.
Así está ésta vida, compuesta de pocos valores.

Gracias por compartir tus letras y por dejar tu huella en mi puerto.
Te dejo un beso y mi estima. Se muy feliz.

elpresley disse...

Tu artículo es duro pero real. La vida del deportista es sacrificada al principio, llena de halagos a los que llegan - que son pocos - y un final de olvido y complicado para los que no fueron hormiguitas.

Tu articulo es una llamada de atención a los que mueven ese mundo del deporte para que no se olviden- como tu comentas - de que a esos muchachos no les falte ese aprendizaje para "decorar as letras do Abecedário"

Enhorabuena por tu magnífico blog. Un abrazo desde España.

Carolina disse...

E muito triste.... eles sabem o sacrificio, o esforco, a gloria e, entao, quando ficam velhos ... pobreza e solidao, acompanha so um esquecimento cruel. E muito dificl a vida dos deportistas.
Um grande abraco.

Lua Negra disse...

É uma alegria te conhecer e te-lo entre meus amigos seguidores.
Seja sempre bem vindo em meus "mundos" José Maria, pois fiquei muito feliz com sua visita.
Tenha um lindo final de semana.
Beijinhos de paz.
Lua

Elio disse...

Ciao José, come vedi sono venuto a trovarti per ringraziarti del tuo passaggio da me. Non conosco il portoghese e mi aiuto sempre con il traduttore Lingoes, però mo capisco abbastanza.
I tuoi post sono molto interessanti e molto impegnati, al contrario dei miei. Per quanto riguarda quest'ultimo sono completamente d'accordo con te. Non si pensa mai agli studi di un giocatore di calcio, basta che sappia fare gol o passare bene il pallone. In Francia ed in Italia le cose sono cambiate perché le società obbligano gli allievi calciatori a frequentare la scuola.
Tornerò con più calma. Un abraço.

Adenildo Bezerra disse...

Esse texto deveria ser lido por atletas, técnicos, empresário do futebol, em fim deveria ser refletido pelos profissionais em geral do meio futebolístico. A fama, os belos salários, os privilégios derramam sobre atleta muita vaidade durante o seu auge. Só que a vida passa, os atletas são humanos e envelhecem. E é aí que começa os problemas, geralmente problemas psiquicos, psicodélicos, sociais e econômicos. Com o advento da velhice, advem também o esquecimento, o abandono, os "gordos salários limitam-se a um famélico salário, a uma mísera aposentadoria. Vem a frustração, o impacto que isso causa é profundo, às vezes, ou certamente, dói na alma. Então, vem a vontade de sumir, de sucumbir. Aquele atleta não obteve uma preparação educaional, não obteve um formação plena. Daí, para muitos, o suicídio passa a ser uma saída. Os casos de concussões que assola os jogadores do superball (futebol americano) motivdos pelas pancadas que este atletas levam na cabeça, aí é uma outra questão,os motivos do suicídio são devidos as lessões cerebrais. No caso dos atletas brasileiros é por causa da vaidade e da falta de formação, devido a não valorização da Educação. Quando "penduram as chuteras", se não conseguirem êxito na plítica não tiverem uma profissão de formação e/ou não souberam investir o que ganharam na carreiras, estarão fadados ao suicídio. Uma reflexão brilhante, meu amigo. Parabéns mais uma vez!

La caja de mamá disse...

Hola! gracias por tu visita a mi blog y por tu invitación....ya he venido y me haré seguidora!!
El tema es commplicado: Hay que saber la vida que estás viviendo y hay que saber guardar para el futuro. Y además un deportista de élite no tiene tiempo para estudiar mientras está en activo, pero luego...aún siendo muy joven su carrera termina y es entonces cuando puede aprovechar y canalizar todo el tiempo libre en estudiar, aprender...y prepararse para una profesión....

Besos
Victoria

Citu disse...

hola José, muchas gracias por visitar mi blog y un análisis muy completo del mundo del fútbol, te mando un beso y te deseo un buen fin de semana

Belsai disse...

Muy cierto todooo!! pero sin esfuerzo no podemos encontrar recompensa, aunque muchas veces no sabemos encontrar el equilibrio entra ambas cosas.
un post genial.

Muchooos Besitoooos!!
http://algomasquemaquillaje.blogspot.com.es/

Severa Cabral(escritora) disse...

o TEXTO NOS INSTIGA A PENSAR E FAZER UM AUTO ANALISE ...
BJSSSSSSSSSS

YoSueño disse...

Hola Jose, gracias por visitar mi blog,seguire tus escritos.Un SALUDO

Vera Lúcia disse...


Olá José Maria,

Creio que a falta de preparo e a imaturidade levam os atletas que possuem a sorte do brilho da fama a desestabilizar-se emocionalmente.
Eles se deixam envolver pelo estrelismo e se esquecem de preparar a cama para o futuro, para quando a onda de sucesso passar.
É preciso preparo ou respaldo de alguém para administrar a carreira do atleta, caso contrário terminarão seus dias de maneira trágica ou em completo abandono.
O mesmo acontece com muitos que vivem da força e beleza da juventude, como os modelos, por exemplo.

Excelente o artigo.

Meu abraço.

Ca Laro disse...

En respuesta a tú planteo, con sumo placer, visito tú maravilloso espacio y te sigo, saludos cordiales, muy buen fin de semana, y te espero
bye

Amatista disse...

Independientemente de la profesion, elegida, en el caso citado atletas...

¿Por que una persona se quita la vida?

Es dificil de saberlo..

Pero todo me lleva a creer, que quien desprecia su vida, esta lanzando una llamada constante de Auxilio que pocas veces es vista a tiempo; falta de autoestima, sentimientos de no haber trascendido, no poseer seguridad laboral o economica...

DICE una teoria de Maslow; el ser humano busca en orden...

Supervivencia Primero
Crecimiento despues

Debe ir satisfaciendo ciertas necesidades de mayor a menor..

Necesidades fisiologicas: comer, dormir, vivir

Necesidad de seguridad: tener un trabajo, un sitio al que llamar hogar etc...

Sociales: amigos, familia...

AUTOESTIMA; es la lograda progresivamente, pero es asi mismo la fuerza que le lleva a salir adelante, una persona que no se valora, poco o nada puede hacer por si misma...

Y finalmente el deseo de trasendencia...

Todo ser humano busca esas cosas...

Siempre me pregunto cuando oigo de un suicidio, ya se de un famoso deportista o estrella de cine o cantante famoso, o una adolescente o un padre de familia...

Que habra fallado en la cadena, que le ha llevado a dicha determinacion..

¿Por que dejo de valorarse asi mismo?

Es un tema espinoso y dificil...

En el caso de los atletas, no seria justo encasillarlos, son personas iguales a las demas...

Saludos, interesante articulo...pero mas interesante es la pregunta..

¿Por que se suicidan?

Lourdes disse...

Muy buen blog, interesante lo que escribes. Un abrazo.

ReltiH disse...

UN ARTICULO PARA REFLEXIONAR. EXCELENTE PLANTEAMIENTOS Y PREGUNTAS.
UN ABRAZO

LUZ disse...

Olá, estimado Zé,

Como está? Já sei, muito calor e meu amigo não gosta, mesmo nada. Lhe dou os 8ºg de Lisboa e a chuva que tem caído por aqui.

Já pode colocar seus ternos, gravatas e chapéu? Usa mesmo chapéu ou está brincando?

Lo, seu texto, longo, denso de ideias, inteligente e muito reflexivo.

Que competição danada! A maior parte dos atletas, dos cantores, das figuras públicas, desse gênero, quase nem sabe ler nem escrever, provêm de famílias numerosas, ganham fama e muito dinheiro, mas é tudo tão efémero!

MARADONA, olha a vida triste, que levou, a partir de determinada altura. Já têm tudo, que só falta comprar a desgraça, que lhes parece a felicidade suprema.

Quantos cantores/as encontradas mortas em seus apartamentos, de over doses, ou mesmo assassinadas.

O caso de Michael Jackson, é outro, a referir. Que infeliz foi aquele homem, que à força quis ficar branco, o que nunca consegiu, e até o nariz lhe caiu no palco, num dos seus concertos.

Seu texto só fala de atletas, mas a situação se estende a outros setores, também.

Lhe desejo um excelente fim de semana.
Beijos da luz, com estima.

Luján Fraix disse...

HOLA JOSÉ
GRACIAS POR SEGUIRME Y POR VENIR A MI SITIO, YA NOS CONOCEMOS PORQUE YO YA TE VISITÉ Y ME ANOTÉ COMO SEGUIDORA.
TE DEJO UN BESO, OTRO DÍA VENDRÉ A LEER CON DETENIMIENTO TUS BUENAS ENTRADAS.
BESOS

Priego disse...

Nunca entendí porque un deportista joven se suicida, pienso que a veces se les sube el éxito a la cabeza y algunos se creen dioses, por lo que al final de sus cortas carreras se hunden, pero cuando lo hacen siendo muy jóvenes ¿a que se debe? una incógnita para mi.
Saludos.
Conchi.

Sciarada disse...

Ciao José Maria, estou muito feliz em conhecê-lo e ver o seu blog, talvez atletas cometer suicídio porque mesmo que eles são tão ricos que perderam o verdadeiro valor da vida!
Abraço!

LUZ disse...

Oi, eu de novo, estimado Zé!

Que distinto você deve ficar, com chapéu!
Adorava que viesse até Lisboa, pra eu conhecer tão ilustre cavalheiro!
Bem, nós costumamos associar o uso do chapéu a pessoas mais velhas, mas há quem o use, porque gosta e por distinção, tal como a bengala, que adoro ver em homens na casa dos 40, 40 e tais. Não precisam dela, pois não têm problemas de locomoção, mas se habituaram. É um acessório, que faz parte de sua vestimenta, como a gravata.

Um fim de semana fresco, com uma leve brisa, que obrigue a pôr casaco.

Abraço da Luz, com estima e que a Virgem de Fátima vá continuando a cuidar de nós e de todo o mundo.

Agu Escobar disse...

Brilhando através Amigo! Eu estou com você, saudações Agu

★MaRiBeL★ disse...

Encantada de hacerme seguidora de su blog, gracias por la invitación.
Saludos desde España.

Mª Jesús Verdú Sacases disse...

Un placer aterrizar en este blog

Beatriz Martín disse...

Se parecen un poco a lo de los artistas o cantanes pasa rápido y no se dan cuenta , muy bueno me gustó , un saludo cariñoso desde m brillo del mar

► JOTA ENE ◄ disse...

Excelente texto ...!!!

Gianna Ferri disse...

Prima di tutto la scuola e poi lo sport.

Grazie della visita.

Bacioni

Evanir disse...

Estamos a poucos Dias do Natal
agradeço seu carinho no decorrer de mais um ano ,
que esta chegando ao Fim.
Só tenho que agradecer a Deus por sua amizade,
agradecer acima de tudo Deus por ter preservado
minha vida por mais um ano.
Em meio a tantos obstáculos passando
por cada um deles movida pela fé e esperança de Dias melhores.
E para encerrar o Ano com chave de ouro coloquei
mais um livro em sorteio no meu blog.
Para participar basta ser seguidor colocar o selinho de participação que esta na postagem do meu blog
manter seu blog atualizado pelo menos 8 dias no Dia do sorteio.
Conto com sua participação.
Uma abençoado final de semana beijos no coração,Evanir..

Felinità disse...

Un saluto dall'Italia. miao

AlmaCattleya disse...

Grazie mille per il tuo commento e un bacio dall'Italia.

Alma Mateos Taborda disse...

Muy interesante. Me gustó. Un abrazo

Sonhadora (RosaMaria) disse...

Meu amigo

Infelizmente um texto muito real,eles não estão preparados para o que a fama e sucesso tráz e depois não conseguem aguentar a pressão a que estão sujeitos.
São apenas peões de um jogo de muito dinheiro.

Beijinho com carinho
Sonhadora

Francisco M. disse...

Excelente asunto, muy buen artículo, mi más sincera enhorabuena.

Te agrego a mi lista de blogs útiles, y si te apetece, puedes visitarme
en felicidadenlavida

Un abrazo,
Francisco M.

Claudia disse...

Ciao Jose!
Hai lo stesso nome di mio nipote,ehehehe il padre è stato tanti anni in Brasile e tifava per questa squadra per cui ha dedicato a suo figlio il nome di Josè Altafini un grande!
Buona Domenica di sorrisi nuovo Amico!

Gio Ve disse...

"Suicide" is however not a tragedy. A suicide is just a person without the patience to wait for the natural death.
All good wishes and thank You for Your visit.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Jose Maria
Nem sempre o sucesso trás consigo a chave da felicidade.
Tenha uma linda semana
Abração

Maria Adeladia disse...

Ótimo post.

É triste vivenciamos situações como essas. O que poderia ser lúdico, divertido, relaxannte, pode torna-se um grande pesadelo.

Beijos e tudo de bom.

LuciusDay disse...

Hi José,

I just read your comment on my last second post. Thank you for reading my blog, I will subscribe to yours as well. It is very interesting, that somebody from Brazil is reading my Italian blog too ;) I can not understand Portuguese very good, but I'll try!

Best wishes,

LuciusDay

Crista disse...

Admirável, amigo...
Estou aqui, depois de um calor imenso, para te desejar um domingo, agradável.
Parabéns, pela qualidade do teu blogue.

Ca Laro disse...

Que tengas una gran semana
saludos

anellle disse...

Hi!Sure, i follow you too.
Kisses***Anellle

Alondra disse...

¡Hola! un tema muy interesante, creo que uno de los problemas es que no dejan espacio para la cultura, la máquina de su cuerpo le regala por un tiempo dinero y halagos, crecen en años pero siguen siendo niños caprichosos, y la mayoría despilfarra como la cigarra.
Un saludo afectuoso

Hugo Leonardo disse...

Célio Rodrigues Furtado, jogador do Sampaio Correa do Maranhão, grande jogador de futebol da década de 80 que, em parte, viveu o narrado no texto. Hoje ele me conta a sua história, sem mais fama, dinheiro, mulheres, apenas lembranças que o faz corar... :(

Elisa Ferrari disse...

Thanks for your comment on my blog.. Now I follow you :)
Kiss

http://elibiostyle.blogspot.it

Mirta - Luce nel cuore disse...

┌───┐,,,,,, ,,, ,,,,(‾‾)_ ,, ,(¯`v´¯) (_)(_),,,
│┌┐─│, Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ,,,,(_,◕,_),,,,(¯`۝ ´¯),,,,║,,,
│└┘─│┌──┐┌───┐),,,,,,(_.^._¯)
│─┌─┘│└─┐│┌┐┌┘█▀█▀█ █▀▀▀█(¯`v´¯)
│─│──│┌─┘│┌┐└┐║║█║║ █▀▀║▄¯ `◕´¯)
└─┘──└──┘└┘└─┘║║▀║║ ▀▀▀▀▀(_.^._)
SI AVVICINA IL
▐█║█▐▀█ ▀█▀▐██▐║▐█
▐║██▐▄█ ║█║▐▄█▐║▐▄
▐║║▐▐║█ ║█║▐║█▐▄▐▄


……/\…………………*………*………*….*…….*…..
…../..\……./\………….*…………*…..*………*…….
…./….\…../..\……*………….*………*……..*…….*.
…/_…_\…/….\…….*….*………*……….*…….*….
…./…..\../_…_\…*…………..*………….*……*……
…/…….\./…….\….*…….*………*……..*.*…….*.
../_……_\………\ ……*…….*………*……..*…….*
…/……..\………_\…*………*…….*………*……..*.
../……….\………\………*…….*………*……..*…..
./…………\…….._\..*….*…__██__…..*……*…..
/________\………\…..*…….( • • )…..*…….*…..
……|…|_________\.*……..─(░•░)─….*…….*…
……|…|….|…|.*………..*…..(░ • ░)……**…….*
=================================


—-//———-██████
\\–\/–//—–██████
-\\-▌-//–██████████
–\\▌//—-(▓)———–(▓)
—\▌/—-(▓).–◒-►-◒–(▓)
—-▌——(▓)—- = —-(▓)
—-▌———-(▓)—-(▓)
—-▌—–(▓)—– ✺ —–(▓)
—-▌–(▓)——– ✺ ——–(▓)
—-▌-(▓)——— ✺ ———(▓)
—-▌-(▓)——— ✺ ———(▓)
—-▌–(▓)——– ✺ ——–(▓)
————(▓)(▓)(▓)(▓)(▓)

Robert Codescu disse...

GREAT but you don't have romanian on your Google Translator !!!

a senhora das ilhas de bruma disse...

TEXTO MUITO BEM ORGANIZADO, ATINGIU O OBJETIVO.
CARECE, ENTRETANTO DE UMA REVISÃO. TALVEZ FALHAS DE DIGITAÇÃO OU OUTRAS.

Anônimo disse...

eddqd [url=http://www.drdrebeatsbuycheap.co.uk]dre beats[/url] gmkjf http://www.drdrebeatsbuycheap.co.uk duwuf [url=http://www.drdrebeatscheapest.co.uk]cheap beats[/url] kabnc http://www.drdrebeatscheapest.co.uk kbpcc [url=http://www.drdrecheapbeats.co.uk]dr dre beats[/url] zmjgy http://www.drdrecheapbeats.co.uk ameji [url=http://www.drdreoutletstores.co.uk]beats outlet[/url] hchaa http://www.drdreoutletstores.co.uk nnbwc [url=http://www.drdreheadphonessales.co.uk]beats headphones[/url] fqsiy http://www.drdreheadphonessales.co.uk mizeu [url=http://www.cheapbeatsdrdrestores.co.uk]cheap beats by dre[/url] ntppi http://www.cheapbeatsdrdrestores.co.uk fvsl

林磊 disse...

2016-2-27 leilei
canada goose jackets
true religion jeans
timberland boots
ralph lauren pas cher
adidas running shoes
ugg boots australia
cheap jordans
coach outlet online
nike store
ray ban sunglasses
coach factorty outlet online
toms shoes
ugg outlet
jordan 6s
nike roshe run
michael kors bags
kate spade outlet
nike blazers shoes
michael kors bags
canada gooses outlet
air jordan 4
michael kors outlet online
michael kors outlet online
michael kors outlet
canada goose uk
louis vuitton uk
fitflops sale clearance
mulberry uk
coach outlet online
michael kors outlet
toms outlet
coach factory outlet
toms outlet
adidas wings
pandora charms
michael kors outlet
jordan 3 retro
moncler jackets
polo ralph lauren
louboutin outlet