Seguidores

Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Perdão, Por Não Ser Mero Espectador. Ou, mero Admirador.



 De:  Cleilson Fernandes. ( Arari - Maranhão )
         Educador. Escritor. Bloguista. Professor. Membro da Academia Vitória-Arariense de Letras.


 

 

Desculpa aí leitores e telespectadores deste imenso Brasil, em particular de Arari, se não sou tão afeito a assimilar naturalmente o que a televisão quer me empurrar pela garganta e se acabo por desmitificar e diminuir de algum modo um ato heroico com minhas indagações, mas acho que o país precisa ser mais crítico e lúcido com relação à TV e as pessoas não podem se dar ao luxo de "se deixar levar" pelas emissoras sem fazer uso do exercício do pensar. Não dói, e se doer é que nem sexo: só no começo, depois dá prazer.


Agora, além de não roubar, minha mãe me ensinou a não aceitar conteúdo de TV sem refletir e nem deixar de analisar o que há por detrás dos alvoroços que a mídia propõe, a ler as entrelinhas dos fatos e, principalmente, a ir fundo a ponto de identificar intencionalidade de atos, muito mais que a repercussão deles. Minha mãe me ensinou a investigar essências e não me conformar com aparências ou retalhos pontuais de pessoais e coisas.

Talvez tenha me expressado mal em uma postagem na minha página do Facebook em que me dizia abismado com o tanto de ararienses que parecem não ter o que fazer a se aglomerar em frente ao terminal rodoviário do município e em outros pontos da cidade no encalço de um arariense que há 16 anos não pisava na cidade e sobre cuja existência nem mesmo os seus familiares ainda tinham por certa, de tão próxima relação que ele mantinha em tempos de ligação ilimitada de celular ou de telefonia fixa de baixo custo, e de possível informação para obter o tal número telefônico (isso para não me referir aqui a carta, aquele papelzinho escrito que o correio teima em entregar quando a gente envia a alguém mesmo neste tão tecnológico século XXI) – Digo isso com propriedade porque fui eu quem localizou a família do tal rapaz para Rede Record, isso pelo fato de eu trabalhar com comunicação e de terem me localizado pelo site governamental do município.


Na verdade não é que o povo que está a correr atrás do rapaz dos 20 mil devolvidos e das emissoras sensacionalistas não tenham o que fazer, eu é que talvez tenha ocupações pessoais e profissionais sérias demais a ponto de não me sobrar tempo para esse tipo de atividade tão prazerosa e exemplar, "esse prestígio", esses apanágios. Invejo quem tem tempo e "saco" para isso tudo, mas lamento por não ter nem tempo nem paciência e muito menos vontade para tal coisa. Talvez eu seja meio lunático mesmo, eu admito, afinal para mim TV não é bíblia e nem seus personagens são Jesus (podem imaginar a comparação aqui a qualquer outro elemento sagrado). Sou mesmo antiquado, antipático, anti um monte de coisa, prefiro ser anti a ser sub.


Caracas, acho que essas palavras também valem para reflexão nesse período de propaganda eleitoral gratuita, não é? Talvez se alguém como eu ousar questionar a TV, os heróis moldados e principalmente os fatos, tenha-se mais chance de lucidez e consciência na hora da maldita escolha ou da simples troca de canal ou de meio de comunicação.


Ah! Uma última coisa: não vote em mim, eu não sou um bom candidato, tanto que nem sou, nem mesmo a herói municipal. Sou apenas eu: cleilson fernandes, 65 quilos de carne e osso, com 1 metro e 70 de imagem vertical, mais ou menos 50 centímetros de imagem horizontal, órgãos do sentidos em número de cinco (talvez com um sexto não orgânico) e uma coisa chamada cérebro.

 

Em que canal você vai me assistir? Em nenhum. Não sou nem político partidário nem honesto em âmbito nacional. Apesar de já haver vendido bolo na rodoviária, frutas e picolé pelas ruas de Arari, nunca fui expulso da escola por não querer estudar, nem abandonei minha casa por não querer trabalhar e ainda não virei morador de rua em São Paulo indiferente à família e aos amigos por 16 anos. Lamentavelmente, ainda não encontrei um ladrão otário que nem sabe carregar 20 mil pra eu ferrar e, sob pena de ser um dos suspeitos do roubo logo ao amanhecer por morar no viaduto mais próximo ao local do feito, tratar de ir correndo entregar para a polícia antes que o cacetete me chagasse a ser apontado. 


Portanto, ainda não cheguei a um monte de emissora de TV sem assunto e com muito sensacionalismo e tampouco chegarei aos lares de tantos milhões de brasileiros, sequer aos quase 30 mil habitantes de Arari pelas mesmas razões. E quer saber de uma coisa: não desejo isso para mim. Sonho com outra trama, outra novela, outra manchete e, melhor ainda, sonho com meu anonimato tão pacato e digno de um jovem rapaz latino americano e sem dinheiro meu ou de outrem.

 

Cleilson Fernandes, um arariense que nunca devolveu 20 mil

   

36 comentários:

Célia Rangel disse...

PARABÉNS!!! Em pé aplaudo-o!!
Cansei também de ver esse e inúmeros outros sensacionalismos baratos, por exemplo de milagres medicinais... que se estivesse no SUS jamais teriam ocorrido... de falcatruas políticas, de certas lavagens cerebrais que tentam deteriorar mentes que ainda pensam e que são seletivas! Oras! Desplugo-me disso tudo e escolho boas leituras, bons papos olho no olho, que me alimentam espiritualmente deixando a vida bem mais leve...
E os outros? Quando serão recolhidos e dado-lhes nova oportunidade de dignidade na vida?
[ ] Célia.

Jailson Mendes disse...

Meu caro José Maria,

Vejo que andas dando bastante espaço aos ararienses, que merecem e boto fé demais neles.

Este aplaudo em pé. Veja, nós da Baixada Maranhense temos a Rede de Jovens Comunicadores, do qual Arari,também faz parte e talvez o próprio autor do texto saiba do que eu estou falando.

Militamos a muito tempo contra o dominío da TV, do Radio e tantos outros meios de comunicação, que monopolizados, agridem e ferem a dignidade humana. O autor do texto está certo, existe muito sensacionalismos na TV Brasileira.

E de fato, o texto vem em um momento oportuno, que é as eleições municipais. Tá na hora de refletirmos sobre isso.

Obrigado por dar espaço ao autor.

Abraços

LUZ disse...

Olá estimado Zé,

O Professor, escritor e mais uma série de títulos académicos e não só, de seu nome Cleilson Fernandes (só o primeiro nome é que é comnplicado para Portuguesa) é digno de menção e louvor.

Como ele "bate" em tantos, e sobretudo na TV, de forma tão inteligente!

Ninguém escapa, à suas doutas palavras (estou falando dos inúteis, mas que pensam ser inteligentes, espertos e úteis).

Adorei a forma sarcástica, mas verdadeira, como ele fala e se exprime.
A metáfora do exercício do pensar está divina, cinco estrelas.

Parabéns pela sua escolha e mande O Professor ver meu blog e comentar, se possível. Talvez se acalme. Vá, não fique ciumento, tá?

Bom week-end.
Beijos da sua amiga Portuguesa, Luz.

Vera Lúcia disse...

Olá José Maria,

Parabéns ao autor da crônica.
Excelente!
A mídia sobrevive dos sensacionalismos; cabe a nós filtrarmos o que nos convém. Quase não vejo mais TV, por falta de paciência de ver tanta baboseira e tanta reportagem batendo na mesma tecla, de maneira incansável para eles, mas insuportável para nós, telespectadores. Prefiro me atualizar das notícias através da internet, onde seleciono as manchetes que são de meu interesse.
Só mesmo a TV brasileira para emprestar tamanho destaque a uma dita honestidade, que seria dever moral de todo cidadão (no caso dos 20 mil devolvidos).

Grande abraço.

ELAINE disse...

Meu amigo! Parabéns pelo excelente texto! Aplaudo e assino embaixo! Obrigada pela visita! Seja sempre bem vindo! 2ªF, dia 16, terei post novo! Excelente final de semana! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Daniel Costa disse...

José Maria de Souza Costa

Do cacharolete de verdades que podem ser ter conhecimento do local (gosto de pesquisar e vou fazê-lo a Arari), refiro um facto: todas as estações de televisão, produzem para vender. Não produzem para esclarecer. Daí a exploração do sensacionalismo.
Um abraço
http://amornaguerra.blogspot.pt/

Everson Russo disse...

Um interessante texto meu amigo,,,pra fazer a gente refletir...abraços de bom sábado pra ti.

Adenildo Bezerra disse...

A TV brasileira quer apenas audiência, e, assim, tenta conquistá-la com sensacionalismo esdrúxulo. A reflexão do Cleilson é correta e oportuna!!!A nossa televisão precisa ser repensada. O povo precisa ter essa visão firme e consciente do professor-autor do texto!!

Mery/Rio de Janeiro disse...

Oh! O autor é um desses intelectuais e todos aplaudem rs rs]
A TV não me empurra o que não quero ver, nem engulo qualquer coisa *( ... Vejo "televisão" sim como todos q estão aqui aplaudindo e no fim também vão ligar a Tv pra se distrair um pouco com personagens vilões, alucinados¨¨ "eróticos demais, faz parte! Ou será que no mundo real é diferente? Será que não existem esses "hilários personagens, "todos os dias a gente os vê nas ruas, no ônibus, no metrô, a "arte imita a Vida**...aham?
Legal saber q a maioria dos brasileiros não gosta de ligar seu aparelho e relaxar um pouco diante dela a TV***
Mas temos que "filtrar, óbvio; saber (escolher o que queremos ver... Não é?
Abraço gostoso e bom sábado, "fui sincera", tá?
Mery*

Tunin disse...

Aplausos! A crônica foi de felicidade tamanha! No dia em que deixarmos de dar ibope para essa impressa sensacionalista, a coisa vai mudar de figura.
Excelente crônica.
Abração.

Anderson Almeida disse...

Por voce me visitar
e um convite deixar
eu hoje te visitei
e seguidor me tornei

em ano de eleição
é sempre bom de lembrar
de nao esquecer-mos do ente
que havemos de votar.

Cleilson Fernandes disse...

Prezada Mary/Rio de Janeiro, em nenhum momento neguei a possibilidade de você relaxar diante da Tv ou de qualquer outro brasileiro fazer o mesmo. Por outro lado, em nenhum momento me apresentei como intelectual, apresentei-me no corpo do texto inclusive. Defendo sua sinceridade, mas em sua inferência você não pode por palavras em minha boca. Agora, permita-me dizer: o fato de a escolha ser do telespectador (quando ele tem condição disso), não dá o direito a aceitarmos passivamente o formato de tv que se impõe e da forma como vier sem exercer nosso papel de crítica, não só escolhendo ou não um canal e/ou relaxando e gozando diante da TV (no dizer de Marta Suplicy), mas também nos expressando ativamente a respeito. Repito a você o título do post: Perdão, por não ser mero espectador e admirador"
P.S. Não suporto que se reportem a mim como intelectual, talvez por isso a aspereza em minhas palavras nesse momento. Só pelo fato de expressar o que penso, não faz de mim um ser diferente ou especial em relação aos demais, você não acha? Um abraço gostoso e bom sábado. Fui sincero! Rs rs rs!

Sandra disse...

José primeiro gostaria de te agradecer pela pergunta que fez no meu blog que causou em mim uma reflexão ainda maior e me levou a sentar-me para fazer um post sobre, me esclarencendo melhor.É esta interação que me alegra e me move a continuar com um blog que só nos dá a oportunidae de conhecer pessoas como você que vem acrecentar na minha vida.
Segundo, sobre o texto do educador, escritor Cleilson, concordo com ele em gênero número e grau.
Há muito tempo que a televisão deixou de representar prazer, informação e passou a retratar a miséria humana e passar os valores distorcidos para uma sociedade que já está confusa o suficiente.
Fui radical, conversei com minha familia e concordamos em estirpar a televisão da nossa casa. Simples assim. Chegamos a conclusão que ver novelas onde só tem traição e violência, notícias que não acrescentam em nada, não mudaria nossa vida.
Foi fácil? Nãããããoooo!!! No começo todos nós sentimos mas, mantivemos firme nossa decisão.
Conclusão, lemos mais, nos falamos mais, jogamos, dominó, vareta, montamos quebra cabeça... ou vamos dormir mais cedo.
Cleilson foi nossa voz.
Um grande abraço amigo José

Evanir disse...

Ter vc comigo é maravilhoso! Obrigada pelo carinho e sua amizade.
Obrigada por reservar um cantinho em sua vida para abrigar o meu amor e carinho.
obrigada por partilhar comigo momentos tão sublimes nesta troca gratuita de amizade!
Que Deus te proteja hoje e sempre.
Obrigada também por estar sempre comigo
em todos os momentos da minha vida.
E através dessa magica telinha que encontrei
alegria de viver e lutar sempre .
Aqui tenho amigos reais por isso
sempre digo.
Amigos para Sempre.
Um feliz e abençoado final de semana.
Beijos no coração,Evanir.

Rita disse...

Ler um bom texto é maravilhoso
por isso deixo um abraço com todo meu
carinho...espero que esteja tudo bem e cada vez melhor as suas postagens
Abraços
Rita!!!!

Edson Carmo disse...

Seu blog é muito bom. Parabéns!!!

Estou seguindo...

LUZ disse...

Olá querido Zé,

Nunca tinha pensado nisso? Ora, está na altura de o fazer, né? Já tem mais de dezoito anos, não é mesmo?

Grata por seu comentário.

Boa semana.
Beijos da Luz, bem Portruguesa.

Lucas Montenegro disse...

Oi José!

Achei um texto muito interessante. Eu na verdade não estou muito por dentro desse caso, cheguei a ve-lo na TV, mas não prestei muita atenção. Às vezes sou considerado um ser estranho pois sou praticamente alheio à televisão, mas realmente não devemos simplesmente aceitar o que é dado. Nossa vida acaba sendo guiada sutilmente e de forma muito hábil pelos meios de comunicação, e quando vemos, queremos o que eles nos dizem pra querer, vestimos o que eles nos dizem pra vestir e pensamos como eles nos dizem pra pensar. É um perigo contra o qual devemos ser vigilantes.

Quero, é óbvio, agradecer também pelo comentário no meu blog. Você é um poeta, seu simples comentário transborda de lirismo, e pra mim o prazer de ter um comentário seu vai além do simples fato de ver que alguém gostou do que eu fiz, mas também pelo jeito como você expressa ter gostado. Torço pra te ver sempre por lá =)

Grande abraço!!

Néia Lambert disse...

Crônica fantástica! Parabéns ao autor e à você José Maria pela sábia escolha para a postagem.

Um abraço.

Samara Volpony disse...

Muito bom! Cleison nos remete à questões pertinentes de serem discutidas, pensadas e trabalhadas em nós.

Parabéns pelo texto!

Abraços.

Totó Vale disse...

A honestidade está tão sufocada pela corrupção,a ponto de causar tanto alvoroço. Seu Raimundo e Dona Maria Cosme, merecem todo nosso respeito e admiração, pois assim como nossos pais ararienses, se dedicam no repasse de valores tão em desuso por boa parte desta sociedade, principalmente por quem deveria ser exemplo na construção de um mundo mais fraterno e justo. O nome do nosso Município foi sim elevado, PARABÉNS!

Antonio Pereira Apon disse...

Olá José.

Eu estava a caminho para lhe contar que seu Blog faz parte de nossa homenagem ao dia do amigo nesse 20 de julho em nossa postagem: Blogando entre amigos. E antecipando as comemorações do dia do Blog. Te convido a participar de uma blogagem coletiva no dia 31 de agosto, com o tema: Blogando entre amigos.

Seu belo comentário chegou antes.

Um abração e obrigado pela inclusão do link.

Cleilson Fernandes disse...

Prezado Totó!
Parece que ficou claro no texto ou por não haver referência a isso ou por eu não haver nisso excedido: respeito ou desrespeito aos pais do maior arariense de todos os tempos (quem sabe o Sistema Arariense de Televisão não faça um programa parecido com esse fiasco que é o do STB, sobre o maior brasileiro de todos os tempos - hilários pra não dizer vexatórios certo nomes da lista dos 100 maiores). Parece que esse não era o foco do artigo. Tv, sensacionalismo midiático, acho que esse é o recorte do texto, não? E uma breve associação à propaganda eleitoral gratuita (e obrigatória, diga-se de passagem). Não vou nem entrar no mérito de honestidade e desonestidade de quem quer que seja, exemplo ou não exemplo, mártir, herói ou político. Políticos partidários? Ah, desses para mim - até o período eleitoral findar - tudo que falarem direta ou indiretamente estará associado às suas pretensões eleitorais. Claro que têm todo o direito a isso, mas até que finde esse processo, tudo que deles vier é suspeito, seja de que lado forem eles ou elas, na TV ou nos espaços virtuais. Aproveito para desejar a todos uma boa campanha eleitoral, marcada por propostas inteligentes e viáveis em benefício de todos os ararienses, inclusive aos tantos Raimundos e Marias que Arari tem e que estão espalhados também por esse imenso Brasil. Estou sendo sincero em dizer isso, pois sei que você é candidato e, até onde o conheço, tem boas ideias...

ELAINE disse...

É sempre um prazer passar por aqui! Te reler mais uma vez, agradecer o elogio e humilde e esperançosamente pedir teu voto no Top Blog Brasil.... Posso contar com ele?....Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Marina-Emer disse...

gracias querida amiga por tu visita...te deseo una feliz semana
con mi cariño un abrazo.besossssssssssss
Marina

Julio Diniz disse...

Aproveito o espaço para parabenizar o Cleilson Fernandes, pelo belisimo texto publicado neste blog,expresso ainda que a tv brasileira perdeu o equilibrio com tanto sancionalismo que eles faz com tal situação de pobreza e miséria.Parabéns

Sonhadora disse...

Meu amigo

Pessoalmente estou a desistir de ver TV, pois o conteúdo (não o tem).
Gostei de o ler, embora não me pronuncie sobre o caso visto não o conhecer, mas há nele verdades que não são só do Brasil.

Um beijinho e obrigada pela visita que adorei.
Sonhadora

Evanir disse...

Hoje minha postagem falo um pouco de mim
postei uma entrevista feita por uma amiga de todos nós blogueiros.
Creio que falei um pouco de tudo sobre mim.
Espero sua presença para comentar essa postagem.
Deixei um pedacinho de mim na postagem
quero compartilhar minha vida com as pessoas que faz parte
da minha vida.
Para mim amizade virtual não existe
a pessoa é aquilo que é na vida real ou virtual.
Os nossos valores jamais conguiremos esconder
nem alguns defeitos que todos nos temos.
Beijos no coração com carinho,Evanir.

Claudio Poeta disse...

Mas, que trabalho excelente! - Adorei! - Aplausos efusivos! - Abração

xiao daigege disse...

15.06.19daigege
tory burch outlet
mont blanc pens
true religion outlet
coach factory outlet
burberry outlet online
pandora charms
soccer jerseys
kate spade bags
ray ban sunglasses
ray ban glasses
oakley sunglass
true religion outlet
oakley sunglasses
replica watches
ray ban sunglasses
hollister clothing
michael kors handbag
hollister clothing store
coach factory outlet
pandora outlet
kate spade uk
toms outlet
ralph lauren outlet
michael kors outlet online
cheap jordans
ray ban uk
tory burch shoes
burberry scarf
michael kors outlet online
gucci uk
coach outlet store online
prada outlet
michael kors outlet
jordan shoes
kate spade

Qing Cai disse...

oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasseswholesale.in.net/
karen millen dresses, http://www.karenmillendressesoutlets.co.uk/
jordan shoes, http://www.jordanshoes.us.com/
oakley sunglasses wholesale, http://www.oakleysunglasseswholesale.us.com/
ralph lauren outlet, http://www.ralphlaurenoutlet.in.net/
soccer jerseys, http://www.cheapsoccerjersey.net/
ray ban sunglasses, http://www.rayban-sunglassess.us.com/
tory burch outlet, http://www.toryburch.in.net/
ralph lauren uk, http://www.ralphlaurenoutletuk.org.uk/
nba jerseys, http://www.nbajerseys.us.com/
michael kors outlet online, http://www.michaelkorsoutletonline.in.net/
beats by dr dre, http://www.beatsbydrdre-headphones.us.com/
ugg outlet, http://www.uggsoutlet.us.org/
michael kors outlet, http://www.michaelkors-outlets.us.com/
cheap mlb jerseys, http://www.cheapmlbjerseys.us.com/
moncler coats, http://www.moncler.us.com/
michael kors outlet, http://www.michaelkorsoutlet.org.uk/
coach outlet, http://www.coachoutletstores.com.co/
mbt shoes, http://www.mbtshoesoutlet.us.com/
tory burch shoes, http://www.toryburchshoesoutlet.com/
calvin klein underwear, http://www.calvinklein.in.net/
louis vuitton, http://www.louisvuitton.in.net/
cheap nhl jerseys, http://www.nhljerseys.us.com/
ray ban sunglasses, http://www.raybansunglassesonline.us.com/
cheap nba jerseys, http://www.nbajerseys.net/
cai2015105

林磊 disse...

2015-12-29 leilei
cheap jordan shoes
adidas uk
ray bans
nike air max
jordan pas cher
coach outlet online
ghd straighteners
toms outlet
jordan retro 13
canada gooses jackets
michael kors bags
coach factory outlet online
true religion outlet
cheap jordans
toms outlet
louis vuitton uk
coach factory outlet online
jordan retro 4
ralph lauren outlet
ugg boots
mizuno running shoes
ugg australia
ghd hair straighteners
adidas gazelle
ugg boots australia
ugg boots for sale
coach outlet online
toms outlet store
gucci borse
michael kors handbags
burberry outlet
longchamp outlet
jordan retro 8
ray ban sunglasses
michael kors outlet
christian louboutin sale
rolex replica watches
michael kors outlet
air jordan 4
adidas superstar

林磊 disse...

2016-2-27 leilei
louis vuitton outlet
michael kors handbags
coach outlet online
nike sb janoski
adidas gazelle
nike shoes
polo outlet
air jordan 8
cheap jordans
marc jacobs handbags
montblanc pens
adidas superstars
nike force 1
coach factory outlet online
coach outlet
michael kors
christian louboutin outlet
ugg outlet
longchamp outlet
michael kors handbags
kate spade outlet
kate spade
adidas uk
ture religion outlet
michael kors handbags
louis vuitton outlet
michael kors outlet online
ugg boots
fitflops shoes
michael kors bags
sac longchamp
michael kors outlet
christian louboutin sale
gucci borse
polo ralph lauren
louis vuitton
ugg boots outlet
longchamp outlet
longchamp soldes
pandora jewelry

xumeiqing disse...

20160617meiqing
reebok pump
converse sneakers
louis vuitton outlet online
pandora charms
versace sunglasses
nike huarache trainers
fake oakleys outlet
basketball shoes
lebron james shoes
running shoes
louis vuitton outlet
nike cortez
discount nike shoes
gucci outlet
prada outlet store
babyliss pro
cheap jerseys wholesale
oakley sunglasses
louis vuitton handbags
nike air max
toms shoes
michael kors handbags
cheap nhl jerseys
sac longchamp
gucci borse
coach outlet
prada outlet
discount oakley sunglasses
christian louboutin outlet
red bottom shoes
abercrombie
hollister co
north face jackets
nike air max shoes

Jian Zhuo disse...

ugg sale
kevin durant shoes
christian louboutin shoes
fitflops
longchamp bags
true religion jeans
cheap oakley sunglasses
coach factory outlet
pandora charms
oakley vault
20161219

roba. gad2 disse...

http://www.prokr.net/2016/09/insect-bug-5.html
http://www.prokr.net/2016/09/insect-bug-4.html
http://www.prokr.net/2016/09/insect-bug-3.html
http://www.prokr.net/2016/09/insect-bug-2.html
http://www.prokr.net/2016/09/insect-bug.html