Seguidores

Translate

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SALADA Á LA CARTE


PRATO  DE  ENTRADA

O Restaurante chamado Brasil, nos oferta na pessoa de extraordinários  Maitre, que em horas vagas, atende pelo vocativo de politicos, este Cardápio.

O EXTRA Supermercados, com a sua Brigada Paramilitar, deteve um menino Negro, de apenas 10 anos/idade. Depois de aprisioná-lo, em uma sala , obrigou o menor a ficar nu, expondo-o, ao Contragimento, e à Tortura Psicológica.
Segundo relato do menor, ao adentrar no cárcere, já havia ali mais três outros menores. Fora ameaçado pelos paramilitares do Supermercado, cujo um dos donos é o nomado e renomado Empresário Abílio Diniz. O Grupo Extra, Pão de Açúcar, são todos nomes fantasia, da Companhia Brasileira de Abastecimento.

RECHEIOS
O menino Negro comprara salgadinhos, e tinha  o tiquet, que comprovaria o pagamento dos mesmos. O valor da compra foi menos que 15 reais. Ainda assim, os paramilitares do Supermercado, não quiseram acreditar na argumentação do menino Negro, que após os maus trato, voltou para casa chorando. E o pai do menino Negro, procurou a Justiça. No que fez bem.
O dono da rede de Supermercado soltou uma nota, afirmando que não é racista, e não é essa a instrução passada aos que ele chamou, de colaboradores. Esperamos que seja apenas feita a Justiça, que essa família, busque apoio junto à Associação dos Negros do Brasil, e peça ao Ministério Publico, que faça uma arguição junto a tal Instituição Comercial, do por que, manter tal comportamento.Ee o Poder Publico, a obrigue, a ressarcir-lhe de forma exemplar.
O caso aconteceu na Zona Leste da cidade de São Paulo.
Esse comportamento de alguns, analisar as pessoas pela pigmentação da pele, é que faz desta Pátria Mãe Gentil, uma classe Social, dividida em andares, como fosse todos cimentos armados, em forma de gente.

PRATO DOIS
( espalitando os dentes )

Sentei-me ao sofá, por que ouvira em manchete no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, que iriam divulgar os nomes e sobrenomes, dos ex Governadores do Estado do Maranhão, que recebem a Aposentadoria Vitalícia. Fiquei nervoso e ansioso ao mesmo tempo. Juntei papel e lápis, por que queria anotar todos os nomes. Empolguei-me. Depois de um período, o apresentador Alexandre  Garcia, com voz postada, empolgada, vibrante, com todo o rosto na tela da minha TV, anuncia:

- No Maranhão, o ex Governador Jackson Lago, também recebe Aposentadoria Vitalícia.  E depois disparou. O Jackson Lago, teve o mandato cassado pelo STF. E parou por aí, e de repente tão que de repente, ememdou uma outra notícia. Aí, quem ficou " apalermado" fui eu.

Ora cara pálida, qualquer um que não chegue de Marte neste momento, sabe que o ex Governador, recebe tal acinte social. Assim como sabe-se, que este fora arrancado da Cadeira de Governador, depois de eleger-se pelo voto popular, do povo Maranhense. Assim, como qualquer um sabe, os " modis operantes", como  lhe fora, puxada da Cadeira.
A sociedade Maranhense que saber, é dos outros nomes e sobrenomes. Por que não disse ?
 Por que ?

O Capitão-mor, do Maranhão, por três vezes se a memória não me trai, entrega a chave da Casa Grande, para RoseanaSarney. Moça bela, afável, prendada e pós graduada, a continuar na Capitania, com a Saúde Publica aos frangalhos, os Salários do Servidores atrasando, mais que corações descompassados,  a Educação Publica deteriorada, e os Apaniguados, protegidos e, mamando nas têtas da viúva.

Será que a Roseana Sarney, também não recebe a vergonhosa e enfadonha Aposentadoria Vitalícia ? E os Cafeteiras ? E os Lobões, com seus lobinhos sagazes ? E os outros tantos afilhados, e paus mandado ?

RECHEIOS
O salário de governador no Estado do Maranhão é de mais ou menos 14 mil reais/mês. A bela, e elegante Roseana Sarney, canta em verso e reverso, que abre mão desse valor. Só não diz, que abre mão, por que prefere, os escandalosos 24 mil reais mês, que recebe da Aposentadoria  Vitalícia.
Êta viúva rica rica, menina. E eu, e o Senhor, e a Senhora, temos que trabalhar, para pagar Impostos mil, para sustentar essa joldra.

PRATO TRÊS
( retrô à paraná )

O Estado do  Paraná, anuncia que cassou a Aposentadoria Vitalícia, do Senador Álvaro Dias. Aquela que segundo ele, repassava, às Instituições de Caridade do Estado. Será que consegue-se, identificar de verdade, uma dessas Instituições ?
Ainda que atrasado. Mas, já é um engatinhamento, rumo a moralidade.

PRATO QUATRO
( mexidos de dentes )

O que tem haver, os descendentes, de Joaquim José da Silva Xavier ( o Tiradentes ), com isso ?

Tem sempre uma meia duzia, para confundi a patuleia.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

LA VENTANA DEL CALLE


Una boca, y un beso.
Un pecho, y un corazón.
Una calle, y una ventana.
Un mar, y un puerto.
Un sonriza, y una pasión.
Un paquete, y una sórpresa.

- El amor también, és una asociación, una química ?

- Cuál ?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O SORRISO DA APOSENTADORIA VITALÍCIA

 
No Brasil, um cidadão  comum, para aposentar-se precisa contribuir com a Previdência Social, durante 35 anos initerrupitamente. Se lhes faltar um dia somente, para completar os 35 anos, a Entidade rigorosamente lhes nega o beneficio.
 
No Brasil dos Políticos, um outro mundo, com outros encantos mil, com outros sotaques  " economês", é tudo muito diferente.
 
No Brasil do mundo dos políticos não existem soterramentos de pessoas vivas, nem casas despencando, nem crianças abandonadas, nem  pedintes, nem velhos emolando-se pelas ruas, nem desdentados, nem miseráveis espalhados pelas calçadas, como fossem verdadeiros farrapos humanos.
 
No Brasil, do mundo dos políticos, existem duas Constituições. Uma rege a Patuleia, os Tapuias, os Negros, os Homoafetivos, A piãozada, os Menos favorecidos, Aqueles que por lhes faltar talentos e sobrenome famosos, permanecem na escuridão do esquecimento. A Outra Constituição, eles mesmo  ditam, imprimem como querem e quando querem, desde que esta lhes beneficie os bolsos, as vaidades, as contas bancarias, as lavagens financeiras, e tantas outras organizações, que não esteja,  ao alcance do mortal comum.
 
E assim, entre um " tetê" e outro, eles a "emprenharam" e a fizeram "pari", a chamada APOSENTADORIA VITALÍCIA, para ex Governadores. Isso mesmo, estuprando o bom senso, apostando na desinformação da população, na passividade do povo brasileiro, essa gente versa e reversa, com os borrões que lhes convier.
Existem pessoas, em alguns Estados no Brasil, que ocupou o cargo de Governador, por apenas 8 dias. E recebe,  mais de 17 mil reais mensais.
 
Mas, o legal mesmo, aconteceu na semana que passou. Sob o silêncio da escuridão, o Senador Álvaro  Dias - PSDB - do Paraná, requereu mais de  UM MILHÃO, de reais, alegando que o Estado lhes deve. E tem que lhe devolver, corrigido.  Quando acendeu-se a luz, e o holofote o identificou, ele comentou muito meigamente: " Eu tenho direito a esse dinheiro. A Constituição me protege, acontece que, eu vou doar toda essa quantia para, as Instituições de Caridade, do Estado do Paraná" ......e, este "abestado" que vos escreve acredita e acreditou. E você acredita também, nesse gesto humanístico do Senador ?
 
E mais, o Governador de Minas Gerais - Antonio Anastasia, do PSDB, o mesmo que foi cochichar com a a Presidente Dilma, pedindo-lhe que voltasse o Imposto  da CPMF, assinou um  Decreto, proibindo qualquer Orgão Mineiro, a fornecer o nome dos ex Governadores ou Viúvas, que beneficiam-se, com a Aposentadoria Vitalícia.
 
Lá no meu amado Maranhão, a Roseana Sarney, não proibiu. Disse que enviaria a Relação dos Beneficiados, mas não mandou, afinal de contas, ela não é nenhuma " tola". Sabe-se, que esta recebe uma pensão de mais ou menos 24 mil reais mensais, por ser ex Governadora do Estado. O Senador José Sarney, também disse não receber tal beneficio, por que doa para fundações. E assim meu nobre leitor, vão-se perfumando as contas bancarias de cada político, e a patuleia INTIMADA, a trabalhar noite e dia, para arcar com mais de 72 tipos de IMPOSTOS, que existem no Brasil dos mortais, e sustentar  mais de 500 deputados, mais 81 Senadores, além das suas viúvas, amantes, namoradas, faz- que - dormes, e outros adjetivos que entenderem melhor designar, esses " arauto, da imoralidade publica".
 
Enquanto isso, falta merenda nas Escolas Publicas. Salários de Professores, são atrasados constantemente e, se o Docente reclama, ele é marcado pelos  " paus-mandados" dessa gente, são agredidos,  e perseguidos.
 
Enquanto isso, ver-se uma festa de Propagandas, aonde o Estado é mostrado totalmente diferente, da realidade do Teatro Mambembe, representado por esses neo-atores. É preciso que haja uma grita, para os políticos perceberem, que existe um mundo real de mortos vivos e vice e versa.
 
Ou existe uma Constituição Una, onde todos somos iguais, ou tudo vira uma ANARQUIA, patrocinada por engravatados.
 
A OAB, diz que as Aposentadorias Vitalícias, para ex Governadores e suas Viúvas, são Inconstitucionais. Então, por que elas não torna-se inválidas, quando essas mesmas pessoas, são eleitas e Reeleitas a cargos Públicos ?
 
Por que continuar essa farra ?
 
E assim, desfinha-se o Brasil, aonde um filho teu não foge à luta, por que a Pátria Amada e Mãe gentil, escancara  portas e janelas, para a entrada de poucos " sortudos".
 
....escreveu José María Souza Costa

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CANTOS DE SEREIA


 A ANATEL ( Agência Nacional de Telecomunicação ) - anuncia que vai fiscalizar as Empresas de Telefonia. Até que enfim. Antes tarde do que nunca.
Sabemos que as Empresas que prestam tais serviços no Brasil, são horrorrosas, irritantes, e  Campeã  de Reclamações, no PROCON.
Com o anunciado, tais empresas alegam que isso é inconstitucional, por que quebra o sigilo das pessoas. Ora, a Patuleia tem os seus sigilos, direitos e outros, arranhados, quebrados, violados, todos os dias nesta Terra, onde um filho teu não foge à luta.
Agora, de imediato apareceu um SENADOR, do Paraná, berrando à favor de tais Teles.
 Será, que alguma delas, financiou a sua Campanha Politica ?
Ainda não vi nenhum SENADOR, com os pés na lama em Teresópolis, Petropólis, no Rio de Janeiro, ou mesmo aqui em São Paulo, aonde estão afogadas as Cidades de: Franco da Rocha, Francisco Morato, ou mesmo em Jundiaí aonde a casa despencou e soterrou  o pai, a mãe, e mais duas crianças ?

                                   ....................................


- Alô...alô... alô... é o Álvaro Dias ?!  alô...alô...aqui é de Teresopólis, no Estado do Rio de Janeiro. Estamos desabrigados

- Alô...alô meu caro...alô Álvaro Dias,  estou afogando-me em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, dá de mandar-me ao menos uma Canoa, um Bote, um Garité ?  Depois agente "vê", esse negócio de telefonia. Eu sei que estás em férias. Mas como diz aquele apresentador  " Me ajuda aí ".


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

COROLAS


Segundo a Imprensa Nacional noticia, o número de Vítimas da Tragédia, aonde a culpada é a chuva, são de 741, e mais de 200 desaparecidos.


Lembrei.

O Senado Federal Brasileiro, está em atividade, ou os Senhores Senadores estam
em Gozo de Férias ?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SOLEDAD



El qué  es la Soledad ?

- Una dolor en alma ?
- Una agonía ?
- Una provocación del tristeza en lo sonrisa ?

Un deseo sin vuelta, preso en una botella del sueño ?


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

LA TIERRA BRAZIL



Sob  la  Tierra : Cuerpos, enterrados vivos.
Sobre la  Tierra : Dolor, lagrimas, angustias, y catástrofes.

Quién es el ( ir ) Responsable ?
- Dios ? !
- La Naturaleza ? !
- Nadie ? !
- Por lo tanto sigamos durmiendo en la cuna espléndia de la Patria Amada.
Viva, el Brazil


PÁTRIA AMADA - B r a s i l


Sob a Terra : Corpos, enterrados vivos.
Sobre a Terra : Dor,  lágrimas,  angustias e catástrofes.
Quem é o ( ir ) Responsável ?
-  Deus ? !
-  A natureza ? !
-  Ninguém  ?!
- Então, continuemos todos a dormir,  em berço explendido, por que a Pátria é  Amada.
Viva o Brasil.





TEXTO  - II

Tierra: los cuerpos, arruinados vivos.
Tierra:  Dolor, lagrimas, angustias y catástrofes
Quién es los  ( ir ) Responsable ?
-  Dios ? !
-  La  naturaleza ? !
-  Nadie ? !
-  Entoces, continuemos  todo  dormilón en cuna espléndido, porqué la Patria es Amada.
Viva el  Brazil.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ATÉ QUANDO ?


É lamentável. Triste. Mas, ultrapassa o número de 500, a totalidade de vítimas fatais, em consequencia das chuvas, e do descaso, da incompetência, do menosprezo,  Autoridades Brasileiras.
Todos os anos, nos mesmos meses, e quase aos mesmos dias, essas Desgraças repetem-se, como fossem um vídeo-tape.

O Governo, nos três níveis existente aqui no Brasil, sabe que o problema existe. Sabem o que eles fazem ? Nada.
Principalmente o Municipal sabe que existem pessoas que contrói suas casas, em lugares de riscos.
É dele do Governo Municipal, a função de fiscalizar, e coibir a construção de tais em tais área. O que ele faz ? Nada.
Não fiscaliza. Omite-se. Torna-se conivente. E depois vai com a " cara pálida" à televisão lamentar e pedi lamentos.

Quem constrói nessas áreas, não faz o por que quer, ou por prazer. É por que não existe uma outra alternativa. Ou mora-se pendurado nas encostas dos morros, ou sob a ponte, com ratos, escorpiões e outros males.

É um problema Estrutural. Mas, parece que não dá propagação, não tem fitinha para cortar, a Televisão não vai até lá para gravar a falácia dos politiqueiros e seus papagaios de piratas. Isso, sem falar na corrupção que existe nessa fiscalização, com a desfaçatez do "deixa pra depois".
Urge no Brasil uma Politica Habitacional, para as pessoas pobres e pauperrimas.

Se isto acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo, imagine você, como não é a situação do descaso Social, lá no Sertão do meu amado Maranhão, onde as Regras da Capitania é DITADA, pela doce e afável "famiglia"  Sarney.

Quer saber de uma coisa. Guardarei esta postagem, por que em 2012, no mesmo mês, nos mesmos dias, apresentarão o mesmo " Teatro de Horrores", talvez eu tenha apenas que atualizar, o número de vítimas.

E o Ministério Público, deve continuar dormindo em berço explendido, por que não pode-se incomodar os " irresponsáveis"

Oremos .


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CENSUR ( ado) ... ( ando )


Há dias, a Imprensa vem noticiando com veemência a censura que sofreu pelo governo Iraniano a obra do escritor brasileiro Paulo Coelho. Tudo naquele País é controlado por aquele "pau-mandado" dos Aiatolás, que atende pelo nome de Mahmoud Ahmadinejad.  É o mesmo Governo, que "quer por que quer" matar a pedradas a Sakineh Ashtiani, como se a Vida Humana, não fosse um Dom de Deus, e somente este tem o Poder de "retirar" ou " prolongar por mais Tempo. É verdade que o Paulo Coelho, não é nenhum Guimarães Rosa, ou um Érico Veríssimo ou mesmo um Graciliano Ramos. E muito menos o escritor da minha cabeceira. Mas, hoje é o Escritor Brasileiro, mais lido e mais traduzido no mundo. Na França, o Paulo Coelho, é sucesso. A cultura não pode ser amordaçada, por esses vorazes e sanguinário ditadores. Temos que berrar sempre, espernear constantemente contra todos esses que carregam nas digitais, sangue humano.
Liberdade Cultural e Liberdade de Expressão,  já.

Aqui também em Terras Tapuias, dias atrás o jornal " Folha de São Paulo", pediu ao Judiciário que fizesse calar o blogue " Falha de São Paulo", que o satirizava. Lembrando que nos tempos de chumbo, este veículo de Comunicação, era um dos que publicava em suas páginas: Receitas de Bolo e Versos de Camões, por que os Militares não permitia mostrar os acontecimentos Tupiniquins.
Opinião nossa - Se o jornal houvesse ignorado os dois irmãos blogueiros do " Falha Nossa", não os teria exposta na mídia, como estão neste momento.

Isto me faz lembrar da minha amiga Alcinéia Cavalcante, no  Amapá. O blogue desta está, para o Estado do Amapá, assim como estão o " Conversa Fiada - do Paulo Henrique Amorim - ou  o do Noblat" - para o Brasil.

Na penúltima eleição para o Senado no Amapá, o candidato José Sarney, hoje Presidente do Senado Federal, saiu a caça de tudo o que falava-se e escrevia, que não lhe afagasse o bigode. Partiu para silenciar o blogue da Alcinéia, encontrou resistência, e por muito pouco não perdeu a Eleição para a Quilombola Maria Cristina Almeida.

Lá como cá, vez ou Outra, surgem aqueles que não se conformam, e entendem que a Liberdade de Expressão, são Eles.
Assim como na época, fizemos coro contra a cassação do blogue da Alcinéia. Hoje reprovamos veementemente a atitude tomada pelo jornal  "Folha de São Paulo" e, precisamos que o mundo repudie todas as formas de censuras, que nada mais é, que um viés da Ditadura
. E dela, alguns filhotes, ainda  sentem Saudades.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PA - PA - I

Neste domingo, entrei em um táxi. O motorista cumprimentou  todo risonho, e foi logo interrogando-me.
Por que os bacanas brasileiros, não assumem as suas filhas ?
Por que ?
Nesse instante fiquei a olhá-lo demoradamente, e ele disparou:
- Vou lhe contar dois casos. E voltou a intimar-me:
- Quero a sua Opinião.
E disse-me:

O Pelé, teve uma filha quando ainda não era famoso, com uma  mulher de nome Anízia, e a menina recebeu o nome de Sandra. Está quando adulta foi à Justiça, para Reconhecimento da Paternidade. O Pelé, perdeu em todas as Estâncias Jurídicas. A Justiça o obrigou a acrescentar  o nome  " Arantes do Nascimento", ao de Sandra. Essa moça um dia foi eleita vereadora na Cidade de Santos, no Interior de São  Paulo, gerou dois filhos homens, que hoje treinam no Clube Atlético do Paraná, e morreu vítima de um câncer nas mamilas.

E continuou:
- O Pelé nunca aceitou aquela moça, nunca a abraçou aquela moça, nunca acolheu em seus abraços e seus sentimentos aquela moça.
Percebendo que eu o ouvia silenciosamente, ele tornou:
- Vou lhe citar um outro caso, e disparou:

- O José Alencar, ex-Vice Presidente da República, briga na Justiça, contra uma Senhora de 50 anos de idade para não Reconhecer a Partenidade. Este já perdeu em Primeira Estância. Este Senhor está postado em um Hospital em São Paulo, vitima de câncer. Já fez mais de 15 cirugias. Por que ele não reconhece a moça ? Aonde está o coração dessa gente ?  disparou
Por que ?
Tal qual o taxista, eu também ponho a perguntar-lhe, por que ?


II

Existe pessoas que passam pela Vida, e Eternamente permanece em suas Janelas, jogando Flores.




quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O ITAMARATY E AS COTAS RACIAS




O Itamaraty, muito engenhosamente divulga que abrirá Cotas, para vaga de Diplomatas, e com isso os Afrodecendentes, como eles gostam de escrever, tenham oportunidades a uma vaga na Diplomacia. Lembrando que isto só valerá para a Primeira Fase das Provas. Essa formatação de Cotas Raciais, em minha visão, acaba causando uma Retaliação em toda a Sociedade, e jamais solucionará um problema de Igualdade, já  que  confessam que ele existe.
Cotas Raciais - não soluciona, apenas alimenta um fracasso, para quem sente-se fracassado. Senão vejamos:

Cria-se Cotas Raciais aos Afrodecendentes, quero lembrar que eu sou NEGRO, e tenho horror a esses palavreados de " invencionices", moldados no " faz- me rir ".

Então criar-se-á também, a Cota Racial, dos meninos e meninas brancas, que teem os olhos cor de mel ? E por ai vai..., a cada deformidade Social, para cada seguimento Social, cria-se uma Cota,  para facilidades ?

Entendo que não ser por ai. No Brasil, o que falta é uma Politica Educacional Igualitária ( para todos ),aonde as mesmas condições que são expostas nas Escolas Particulares, essas também estejam nas Escolas Públicas. E o Estado tem condições de patrocinar isso, este apenas omite-se, por que é mais fácil e salutar um Estado Omisso. Precisa-se urgentemente que valorizamos e devolvamos a Autoridade em Sala de Aula, a esse Sacerdote, que chamamos de Professor.

O Ensino Fundamental, aquele que seria a raiz, o começo, é horripilante. Meninos e meninas, pulam de turmas a cada ano sem saber ler ou escrever. Ou quando ler não escrevem e vice e versa. Este descalabro, independe da cor da pele. Professores pessimamente remunerados, hiperdesmotivados e quando berram são recebidos pela Policia, quando o correto seria te-lo, com o Secretário de Educação. Por  ai, já percebemos como navega o barco.

Pergunto:
Independente da cor da pele, os senhores entendem que essa pessoa, não terá dificuldades intelectuais, lá na frente ?

Teria muito o que escrever por aqui sobre isso, mas deixo-lhes ainda uma pergunta:
Vasculhe a sua memória, e responda, quantos Diplomatas Negros tem hoje o Brasil ? Só uma dica, lá já tivemos de tudo, até Diplomata com sotaque " in-grêis".

Precisamos sim de uma Sociedade Igualitária, em condições iguais em tudo sem excessão, respeitada, atuante, e não mais de verborragias engraçadas como os lápis de cores na minha infância


domingo, 2 de janeiro de 2011

PONTO DE ENCONTRO



Nós pessoas adultas, temos dois pontos de encontros fundamentais na Vida. Um é em nossos lares, com os nossos familiares. E o outro é no local de Trabalho, aonde passamos a maior parte do dia entre amigos, colegas de trabalho, colaboradores, enfim profissionais diversos de seguimentos diversificados. Nesta segunda feira ( 03/01/20011), é o Primeiro grande novo encontro nosso, com esse pessoal. O que perguntaremos ? Não sei o que  perguntarás, muito menos o que responderás. Mas, eu peço  à você, que passará por aqui lendo, que deixe escrito no comentário. Como foi a sua festa na Passagem do Ano? Em que lugar do Mundo, você estava ? E desde já, receba deste blogue, os nossos sentimentos de Apreço, Respeito e Afabilidade. Que começamos um 2011 com Tolerância, para que o Contraditório seja a verve do fortalecimento das ideias, e das amizades