Seguidores

Translate

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CENSUR ( ado) ... ( ando )


Há dias, a Imprensa vem noticiando com veemência a censura que sofreu pelo governo Iraniano a obra do escritor brasileiro Paulo Coelho. Tudo naquele País é controlado por aquele "pau-mandado" dos Aiatolás, que atende pelo nome de Mahmoud Ahmadinejad.  É o mesmo Governo, que "quer por que quer" matar a pedradas a Sakineh Ashtiani, como se a Vida Humana, não fosse um Dom de Deus, e somente este tem o Poder de "retirar" ou " prolongar por mais Tempo. É verdade que o Paulo Coelho, não é nenhum Guimarães Rosa, ou um Érico Veríssimo ou mesmo um Graciliano Ramos. E muito menos o escritor da minha cabeceira. Mas, hoje é o Escritor Brasileiro, mais lido e mais traduzido no mundo. Na França, o Paulo Coelho, é sucesso. A cultura não pode ser amordaçada, por esses vorazes e sanguinário ditadores. Temos que berrar sempre, espernear constantemente contra todos esses que carregam nas digitais, sangue humano.
Liberdade Cultural e Liberdade de Expressão,  já.

Aqui também em Terras Tapuias, dias atrás o jornal " Folha de São Paulo", pediu ao Judiciário que fizesse calar o blogue " Falha de São Paulo", que o satirizava. Lembrando que nos tempos de chumbo, este veículo de Comunicação, era um dos que publicava em suas páginas: Receitas de Bolo e Versos de Camões, por que os Militares não permitia mostrar os acontecimentos Tupiniquins.
Opinião nossa - Se o jornal houvesse ignorado os dois irmãos blogueiros do " Falha Nossa", não os teria exposta na mídia, como estão neste momento.

Isto me faz lembrar da minha amiga Alcinéia Cavalcante, no  Amapá. O blogue desta está, para o Estado do Amapá, assim como estão o " Conversa Fiada - do Paulo Henrique Amorim - ou  o do Noblat" - para o Brasil.

Na penúltima eleição para o Senado no Amapá, o candidato José Sarney, hoje Presidente do Senado Federal, saiu a caça de tudo o que falava-se e escrevia, que não lhe afagasse o bigode. Partiu para silenciar o blogue da Alcinéia, encontrou resistência, e por muito pouco não perdeu a Eleição para a Quilombola Maria Cristina Almeida.

Lá como cá, vez ou Outra, surgem aqueles que não se conformam, e entendem que a Liberdade de Expressão, são Eles.
Assim como na época, fizemos coro contra a cassação do blogue da Alcinéia. Hoje reprovamos veementemente a atitude tomada pelo jornal  "Folha de São Paulo" e, precisamos que o mundo repudie todas as formas de censuras, que nada mais é, que um viés da Ditadura
. E dela, alguns filhotes, ainda  sentem Saudades.

18 comentários:

AGÊNCIA SÃO JOÃO BATISTA-MA disse...

Falando em censura, o vice-prefeito de São João Batista queria nos processar por um comentário portado no nosso blog. Mas fomos lá e ele ontem veio nos visitar...
E disse que quer nos ajudar...Até por que ele sabe que não pode calar um veiculo que faz um trabalho social para milhões de pessoas.
Então a censura não acontece nos moldes do alto escalão, acontece também nas chamadas cidadezinhas.

Um abraço

Jailson Mendes
Agência de São João Batista-MA
www.agenciadesjb.blogspot.com

M. disse...

Já o escrevi: sou contra qualquer tipo de censura. Um país que censura livros é um país em que não se pode confiar.

Embora no caso do Paulo Coelho...tenho a minha censura pessoal...Mas sou livre de o fazer...

Malu disse...

O que há de se fazer se vivemos num MUNDO onde se expressar falando VERDADES é crime?
Muito temos que percorrer para alcançar a LIBERDADE real e não esta FORMAL a qual estamos sujeitos...
Abraço

paulo nazareno disse...

Obrigado pela visita! Fico feliz que tenha passado um agradável momento na minha birosca virtual. =D

um grande abraço.

G.D. News disse...

É meu amigo, algo que deveria ser sagrado em nosso país está sendo moeda de barganha escusa por parte do judiciário neste país, que é sim em partes, bastante corrupto...
Basta ver o caso do jornal folha de SP que posa de guardiã das liberdades está processando um blog independente porque este fez paródia de suas publicações de extrema direita...
Vivemos em mar de contradições, e espero sinceramente que a companheira de armas de Zé Dirceu, der um jeito neste nosso judiciário...
Porque tudo que escrevemos tem e sim muitas consequências, mas quem não gostar basta simplesmente acionar a justa que esta censura, onde vamos parar? Deste jeito como se diz por aqui vamos para a baixa da égua...

Marcos disse...

Na verdade sempre existiu estes desecontros raciais, principalmente no Brasil, vou falar um pouco das artes para reflexão:
Os protuguêses sempre foram refinados e inspirativos em seus trajes e utensílios. Esbajavam a realeza e os seus desejos Reais.
Mais tarde o literários portugueses-brasileiros reiventaram o Brasil com sua maneira de fazer artes. Apesar de redefinirem as artes em voga começaram a despertar para algo em que sentiam na pele: O racismo. Foram perseguidos e criticados a vida inteira e até hoje vêmos isso. Mas a arte é vida e não há como destruí-la até mesmo pelo menos favorecidos. Hoje se vê grafiteiros em ruas e becos, bordadeiras em favelas e escritores desconhecidos, sendo considerados.

Abs Jose Maria.

Marcos.

Rebelde disse...

Muito obrigada :)
Boa sorte para o seu blog também.

Priscilla Marfori... disse...

Saudações!

=)

Wellington Felix disse...

Insensivelmente os grandes jornais que alardeiam o direito supremo da liberdade de imprensa em nosso país, são os primeiros a processar as pessoas que emitem comentários ou opiniões contrarias as suas, sim os grandes contra os pequenos, a história sempre se repete, temos o caso recente do governo dos E.U.A que se auto intitula a nação guardiã das liberdades individuais, processndo e tentando fechar o site Wikileaks web por divulgar verdades e segredos que eles próprios não conseguiram manter em sigilo.

Confissões de uma borboleta disse...

Censura e ditadura rimam que é uma maravilha...a verdade nua e crua doi em certs canalhas. Mas não vivemos numa democracia? Linda, até onde se que pregar...Louvo a sua afirmação de que todos tem direito a informação e a verdade, assim como todos estão sujeitos a críticas. Boa noite,

A Bipolar disse...

eu disse que estou infeliz? estou insatisfeita, é bem diferente. e homens nunca entendem mesmo...

LUÍSA ARTÉSA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LUÍSA ARTÉSA disse...

Hola! Boa boite José Maria!

Fiquei feliz com sua visita e respeitoso comentário, obrigada, aprecio muito isto...A ler sua última postagem, lhe digo, realmente vivemos num mundo cada vez mais complicado porque o Homem se esqueceu de uma coisa...que a maior sabedoria está em viver e deixar viver e que o homem que buscar dominar o homem, só trará, como tem trazido prejuízo ao mundo...Tanta luta, tanta discriminação, escravidão a idéias destrutivas, desrespeito ao ser humano e ao meio ambiente, que o resultado está aí, no que globalmente vemos.

Nilce disse...

Oi José Maria

Paulo Coelho também não é meu escritor favorito, mas sou contra todo e qualquer tipo de censura.
Um absurdo!

Bjs no coração!

Nilce

ROSINHA disse...

Olha eu estou a seguir o teu blogue à imenso tempo...
Acho que quem está em falta és tu...
Beijinhos aqui de Portugal*

Daniel Costa disse...

Josá Maria da Costa

Censura no Irão e em vários países é uma instituição, é facto assente. Agora há focos de censura por todo o lado. Eu próprio que já tinha tinha sido vítima dessa lástima, por meio de uma cabala familiar. Do memmo norte, quiseram proibir o meu blogue FILATELIA / FRANQUIA, de publicar uma entrevista minha.
Como fora feita a asneira de escrever contra, passei o link bastantes vezers e dei conta a bastantes jornalistas espececilazidos em filatelia, mormente no Brasil e Espanha.
Há que reajir.
Abraço

Daniel Savio disse...

Rapaz, concor que haja necessidade de responsabilizar as pessoas pelo o que escrevem, mas não censurar aquilo que lhe incomodo...

Fique com Deus, menino Jose Maria.
Um abraço.

Elannia Lins disse...

Querido Jose Maria, obrigada pela visita ao meu blog apoiopedagogicoelannialins.blogspot.com. Acessei o seu e também gostei muito e agora sou seguidora. Se quiser pode ser seguidor do meu também e deixe seu e-amil para receber atualizações.
Grata,
Elannia Lins