Seguidores

Translate

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CIRCO TIRIRICA: ainda há vagas



De repente tão de repente, o Brasil do asfalto, descobriu que do lado de cá,  da Ordem sem o Progresso, existe analfabetos. Foi preciso emergir um pateta do seio da patuléia, fantasiado de palhaço, gaguejando e zombando da Confraria, para os "de gravata" despertar que essa parte da ralé, está fazendo mais que barulho.
Certamente o Setor de Protocolo do Eleitoral estava orando, quando escorregou entre linhas, vírgulas, pontos, hífen e travessões um vocativo típico daquilo que traduz, aos ouvidos dos bacanas: Ofensa, esculhambação, Atentado à honra dos puritanos, Violação aos que se dizem banhado e lavado no sangue do Salvador, e que degrantemente enchemos a boca e pronunciamos desprestigiosamente:Tiririca. Everardo, que incorporou este personagem, nasceu no Nordeste do Brasil, uma região onde a seca, o sofrimento, a miséria, a fome desfilam de mãos entrelaçadas, desde o reluzir da lua, até o caminhar lento, manso e leniente da morte. Precisamos lembrar que o Vice Presidente da Republica, José de Alencar, é taxado de herói, desbravador, por que mesmo contendo simplesmente o Antigo Curso Primário, montou um Imperio Empresarial no mundo têxtil. Evidentemente que este não nasceu nos rincões do Nordeste e sim, entre as deslumbrantes montanhas mineiras de tantos queijos, segredos, acordos, curvas e nunces diferentes, e mesmo não possuindo Curso Superior nenhum, os bajuladores de plantão ainda assim lhe intitulam de "dotô", e meigamente, sem nenhum constrangimento ele os atende. Uma coisa é fazer parte da patuleia, da ralé. Outra é querer compor a Confraria e manter seus vícios, ou degustar de suas vaidades tendo como recheio a desfaçatez.
Neste Mambembe chamado Republica, a classe dominante Paulista, fingiu não entender os acordes das canções bocejadas pelo palhaço Tiririca, e de repente tão de repente, ao abri a cova, retiraram dela mais de Um Milhão e Trezentos Mil solicitudes, para sentar-se à mesa da Confraria, e de lá, poder escancará a sua bocarra desdentada, expor uma língua com sotaques, e exibir um andar cambaleante que acompanha os maltrapilhos, mesclada de uma inocência ímpar que não cabe na magia encantada e venerada no mundo dos políticos.
Percebendo aquele intruso inodoro, sem nome ou sobrenome tradicional a Confraria vociferou, berrou, rodopiou, foi às ruas, e proclamou à todos os ouvidos uma BOMBA: o palhaço não sabe nem ler, e nem escrever.  Um ESCANDÂLO, que certamente abalou a Tupiniquim. Para a Confraria, ter um palhaço eleito pelo voto popular é pior que tomar o Estado de Direito, pelos berros dos canhões, ou pelo silêncio frio das baionetas. Fazia-se necessário convocar os jornais,o rádio, a Televisão, enfim tudo o que entendemos por mídia, para levar às barras do tribunal, o palhaço Tiririca. Bizarro ? Hilário ?Não faço a menor ideia de como adjetivar, mas que o palhaço foi intimado a ir ao TSE, isso foi. Também não ouso escrever palhaçada, isso ofende aqueles que fazem do riso um sentimento da arte, e um aliado do contentamento.


Mas, sou obrigado lembrar que:
1 - enquanto a Confraria leva o palhaço às barras do Tribunal, supostamente, por não saber nem ler e nem escrever, o juiz Nicolau dos Santos Neto - lembram dele, o Lalau ? - está em casa sorrindo, e catalogando a sua coleção de carros importados, adquiridos com dinheiro publico, que lhe chegava às mãos para a construção do edifício do Tribunal do Trabalho, aqui em São Paulo.
2 - enquanto a Confraria leva o palhaço às barras  do Tribunal,Daniel Dantas zomba, brinca de pular corda, escolhe bancas, bancos e banqueiros, para divertir-se jogando sorrisos e petecadas.
3 - enquanto a Confraria leva o palhaço às barras do Tribunal, Roger Abedelmassih, acusado de estuprar um pouco mais de 50 mulheres, quer tem em sua folha corrida, um processo com mais de 12 mil páginas, e mais de 200 testemunhas, e foi condenado a mais 278 anos de prisão, está em casa, selecionando o peru e os melhores advogados, as castanhas, as uvas, os nozes, o vinho e tantas outras mil iguarias, para degustar na noite efuzente e iluminada do Natal e do Ano vindouro. O médico das estrelas, não abusou das mulheres do " zé dos couves", quem frequentava a sua clínica, era a classe rica brasileira, aquelas das "bufundas redondas".
4 -  enquanto a Confraria leva o palhaço às barras do Tribunal, Pimenta Neves, ex diretor do jornal O Estado de São Paulo, que assassinou Sandra Gomide, está tomando banho de sol, e reclamando do calor que importuna-lhe a vida, por que a vida de quem é analisada, e julgada pelo CPF, não pode e nem deve ter empecilhos, e nem dela ser roubada o olor das rosas ou o perfume natural do cotidiano.
5 - enquanto a Confraria arrasta o palhaço às barras do Tribunal, a família da advogada Mercia Nakasgima berra. A familia da Elisa Samudio, chora implorando pelo corpo, e assim tantas outras inúmeras mulheres anonimas, que tombaram ante a violência, e os familiares assistem o Brasil em berço explendido puxando o edredon para cobri os pés, enquanto do outro lado, as vísceras estão expostas.
A quem interessa toda essa vociferação, contra o palhaço ? Quem está lucrando com isso ? Tiririca, é ou não é, o rascunho do que representa o Congresso Nacional ? A eleição dele, pelos paulistano,é a tradução do descrédito, da esculhambação e do faz-me-rir, que existe na Câmara dos Deputados. Qual foi mesmo o crime que ele, supostamente  cometeu? Falsidade ideológica?! E qual  perigo representa Tiririca, para a Sociedade ? Não sabe nem ler, e nem escrever, responderão os grã-finos, detentores da verdade. E os doutores, desde que Cabral cá ancorou as suas naus, que ditam e impõe normas nesta Pátria Mãe Gentil, por que não lhes deram tais condições ? Será que o enredo desse Circo Tiririca, não está em jogo além da bizarrice, o preconceito deslavado que reina nesta terra aonde um filho teu não foge á luta desde o dia 22 de Abril de 1500, e tais quais os nativos,que à época embriagavam-se com espelhos,  hoje a burguesia nos cega com celulares, notebooks, e gentilmente ficamos refém, a repetir que somos tolerantes ? Estamos sempre escrevendo ou dizendo que somos tolerantes,enquanto a Confraria vai estuprando os nossos direitos. No caso não o meu, que não votei nele, mas os de mais de um Milhão e Trezentos Mil Eleitores. Não é assim que nascem as cancerígenas ditaduras ? Hoje o escolhido é o palhaço Tiririca. Amanhã é o meu blog, o seu, os jornais, as revistas.Por que a Confraria, não conforma-se quando não bisbilhota a vida dos outros? Imagino que o Brasil tem duas coisas mais importante a cuidar.
1 - a guerra civil, que hoje está no Rio de Janeiro, mas sabemos que ela espalha-se pelo Brasil inteiro
2 - o Sarampo, que  imaginei está erradicado, e agora aparece em algumas regiões da Pátria Amada.
Palhaço ou não, Everardo foi eleito Deputado Federal por São Paulo, a maior Cidade da América Latina, com a sua peruca efuzente, com o seu sotaque que assusta a burguesia e a sua " forentina", que destoa das gravatas hermès, adquiridas lá não sei que  maneira.
O Circo Tiririca, está na Cidade, ainda há vagas para promotores.


58 comentários:

VELOSO disse...

Um texto forte e realista daqueles que arrepiam é preciso gritar a nossa indignação1 Parabens sempre meu amigo!

Malu disse...

E entre mortos e feridos salvam-se todos, neste CIRCO POLÍTICO BRASILEIRO... sempre!

MOREIRA NETO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MOREIRA NETO disse...

Sempre visito seu blog para aumentar o meu nível cultural, ótimo trabalho.
Abraços Fraternais.

Rafael Castellar das Neves disse...

Excelente, Muito bom mesmo, José!! Vou, inclusive, ler novamente!!

[]s

Chica disse...

O circo por aqui, sempre armado e nós , os palhaços...abraço,chica

Francisco Araújo Netto disse...

Amigo José Maria, paz e parabéns pelo teu blog. É uma honra participar aqui. Me pergunto: até quando os tiriricas, cantores e os ladrões de colarinho branco administrarão o Brasil?

Att.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Profº Netto, F.A.

Livinha disse...

Parabéns pelo teu blog. Onde versejas tão bem a dura realidade.
Tanto por lamentar a inocência da humanidade obrigada a viver sob exercício dessa mancha negra, bem cabível a este podre senso de poder.
É tem lugar pra todo mundo, debaixo dessa lona, onde os palhaços somos nós...

Melhor nem esticar mais do que a avalanche de palavras que se tem por comentar diante dessa lamentável realidade.

Gostei do teu espaço e agradeço a tua visita, por lá em meu recanto.
Onde tento, florir, dá cores pela vida com que tento fazer jus por viver.
Resta esperança, acredito nisto, de ver ainda a igualdade se levantando das catacumbas do desprezo e da arrogância, daqueles que julgam serem os donos da verdade.

Volte sempre meu amigo. Aqui terei o prazer de estar.

Muita paz pra ti

Bjs

Livinha

valdivino disse...

Amigo jose maria parabéns pelo texto, vivemos num pais de tiriricas,onde a politica se passa num verdadeiro circo.

abraços.

Dom Severino disse...

Parabéns pelo texto que reflete a indignação de uma parcela considerável da população brasileira. Daquela que pensa e ainda não perdeu a sua capacidade de indignar-se diante da nossa esculhambação geral. Viva o povo brasileiro!

Braulio Pereira disse...

que fala assim nâo é gago


bravo !!! os meus parabéns


abraço fraterno!!

Madalena S. disse...

Muito obrigada pela visitaao meu blog. Passei por aqui e li atentamente o seu texto. também alguns post mais antigos. Gostei da poesia. Este último texto é mais difícil de perceber para quem não é brasileiro. Tentei acompanhar as eleições no Brasil mas não tão profundamente que tenha dado pela eleição do Tiririca. É uma metáfora ou foi realidade?
Um abraço

Antonio disse...

Muito boa a sua análise sobre a eleição do Tiririca. Muda-se o governo,os partidos, mas a elite continua no poder e sempre vai estar enquanto o povo não perceber a força que tem. Não me admiriraria se, em pouco tempo, o Tiririca se aliasse à esses canalhas que tomaram o poder. Parabéns pelo texto. Abraços

PRES. MÉDICI NOTÍCIAS disse...

Tiririca o melhor tem que ficar, o nome dele é TIRIRICA...Eu torço pra ele ir p/ câmara federal e dizer pra nós o que eles fazem......lá....Seria impotante sairem de lá outro... Ele não...

Professora Carla Fernanda disse...

Bom dia! Obrigada pelo comentário em meu blog. Cá estou eu a te seguir.
Muito legal seu blog. Pois este é o nosso Brasil e só a educação pode mudar este quadro real. Gostei quando falou de Minas dos queijos.... bela decsrição do meu estado.
Abraços,
Carla Fernanda

Guará Matos disse...

Um verdadeiro desbunde o seu texto!
Os canalhas foram derrotados pelo palhaço.
E antes quando eles plagiavam maldosamente nas eleições, um outro palhaço, o Carequinha (hoje tem marmelada), dessa vez ficaram entalados com o marmelo numa das partes pudicas. E acredito que o incomôdo ao sentarem deve ser desesperadamente constrangedor.
Ui!!!

Abraços.

blogdoGimma disse...

José Maria, e não é que só agora eu percebí que o Tiririca,vai sentar dos lados dos bacanas, como voce escreve. De onde voce tira tanta inspiração para escrever, rapaz.
Verdade mesmo,a politica é um mundo Circense.

ETERNA APAIXONADA disse...

Parabéns pelo bem elaborado post, que revela a indignação de todos nós, brasileiros, que amamos nossa Pátria, e que nos envergonha essa turma que quer manter o 'circo do poder'!...
Obrigada pela visita gentil a um dos meus blogs. Volte quando quiser, será bem vindo!
Me tornarei seguidora para retornar e apreciar seus ótimos textos.
Abraço
Helô Spitali

Laura disse...

Adorei seu blog. Bem informativo. E é sempre assim, um caso tira atenção de outro e ninguém se dá conta disso.

Bjs!

Sandra Botelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wanderley Elian Lima disse...

Infelizmente essa é a realidade das incoerências no Brasil. A justiça tem dois lados, e atua da forma que convém ao sistema. Seu texto está perfeito. Parabéns.
Abração

Lia Noronha disse...

Jose Maria:adorei o seu espaço...bom humr e talento..coladinhos!!!
Abraços

manuel marques disse...

Venho retribuir a visita e dizer-lhe que voltarei com um pouco de mais tempo.

Abraço.

Maria disse...

Estou retribuindo a sua amável visita ao meu humilde cantinho.
Adorei o seu blog e terei muito prazer em ser sua seguidora.
Beijinhos
Maria

JB disse...

Obrigada pela visita e pelas palavras!
Também vim conhecer o seu espaço e deveras é muito interessante!

Ficarei com todo o gosto!

Abraço!

Mara disse...

Boa noite!
Agradeço e retribuo sua gentil visita.
Gostei muito do seu espaço virtual.
Um abraço,
Mara

Flor da Vida disse...

Amigo, faço minhas as palavras de Malu. espressivo e verdadeiro texto! Aplausos a ti!!! Vim lhe agradecer pela visita e precioso comentario, adorei seu espaço de conteúdo rico e sábio! Estarei seguindo-o para melhor lhe acompanhar... Deixo carinhos meus pra ti... Bjsss

ney disse...

José Maria,
Obrigado pela presença amiga lá no blog, pela força, estou aqui retribuindo a visita, e vamos por essa blogosfera interagindo, aprendendo, somando, crescendo.
Abraço/ney.

reltih disse...

AMIGO, DISCULPE MI COMENTARIO, ES QUE NO ENTIENDO SU IDIOMA. UN GUSTO VISITAR SU ESPACIO.
UN ABRAZO

Doroni Hilgenberg disse...

Dá para se ver o poder do povo...
este texto eu já publiquei no Recanto das Letras

O PODER DO POVO

"Quando o poder faz o povo de palhaço, o povo põe um palhaço no poder "(DH)

Me indignei ao saber que Tiririca foi eleito, não por ele ser palhaço, mas por não ter capacidade de nos representar perante um país que precisa cada vez mais de gestores capacitados para dirigir o destino de um povo, que paga impostos exorbitantes e não tem direito a um ensino de qualidade, a um hospital que funcione à contento e a segurança que já deixou tudo a desejar. E agora, vem uma pessoa analfabeta e leva consigo atravéz da legenda, mais um tanto de fichas sujas para o planalto... Qual é? Estão debochando na nossa cara!

Doroni Hilgenberg

Ira Buscacio disse...

José Maria,

Me sinto honrada por sua presença no Faces e encantada por achar, aqui nesse espaço, objetividade, coerência, inteligência e voz.
Parabéns!

Bjão

Maria Valadas disse...

Olá, José Maria:
Agradeço e retribuo sua gentil visita.
Gostei muito do seu espaço virtual.
Um abraço,
Maria

Maysha disse...

Parabens pelo blog. Venho agradecer e retribuir a visita, peço desculpa pelo atraso, só hoje foi possivel, estive muito doente.
Vou voltar para te ler, gostei.
Um beijo
Maysha

Glaukitos disse...

Parabéns pelo texto(isto é o circo Brasil) e obrigado pela visita.
Abraço.

Antônio Henrique disse...

Olá Meu caro amigo JOSÉ MAria vai ser um prazer estarmos jununtos
e fazermos parceirias,
gostei muito dos seus textos: já sou seu seguidor.
vou colocar em meu blog, um direcionamento do seu
link para que através de atualizações eu esteja te
acompanhado. bjos e abraços.

Nivia Andres disse...

Olá, prezado colega!

Belo blog você produz! Autêntico, combativo, corajoso!

Grande abraço, vou participar sempre!

Nivia Andres
Porto Alegre, RS

Mila Lopes disse...

Olá!

Agradecida pela visita estou aqui apreciando seu espaço...
Concordo com teu ponto de vista, mas acho que quem não gastou seu voto com tais candidatos tiveram seu momento de lucidez, não participaram dessa palhaçada...

Mas todos nós pagamos o pato né?!

Bjs

Mila

Lina-solopoesie disse...

JOSE' Maria
Sono grata a te per essere passata da me e per avermi lasciato un bello commento Grazie! ci tenevo tanto a leggere i tuoi post ma non ho trovato il traduttore con le famase bandierine, te ne sarei grata se lo posti.
Ti ladcio un grande abbraccio e un caro saluto dalla mia belle Italia ... Lina

Crista disse...

Depois desses elogios e de tua visita tão querida...só me resta te seguir...mas deixo claro, que te sigo porque gostei do que vi e li...senão nem te daria bola...rsrsrsrs...outra coisa:
Ai de ti se não me "perseguires"também...rsrsrsrsrs...
Beijos inteiros...porque me conquistastes...senão seriam só 1/2 beijos...rsrsrsrsrs...

Lata de Luxo disse...

Ola,vc me convidou e eu vim.
Muito prazer em conhecer vc.Eu sou a zenaide storino,do blog Lata de Luxo,simples e complexa ,mas sempre amiga e cordial.Voce sera sempre aceito com muito carinho no meu blog,meu espaço,se chegue amigo.Grande abraço,zenaide storino.

José Sousa disse...

Olá meu novo amigo e xará!
Adorei ser convidado a vir ao seu espaço, até porque ele foca coisas que bem conheço e faço de tudo para combater. Esse caso de "Tiririca" bem conheço! Muito me repugna levarem ele ás barras do tribunal! Sabe de uma coisa meu amigo!? Eu acho que o Brasil não tem uma verdadeira democracia! Basta ver que, o votante se não votar paga multa! Em Portugal, e no resto dos países democráticos, o votante é dono de si próprio, como tal, se não goste de politica ou de politicos, não tem de ser multado! Ele é dono de si próprio e não pode o Estado obriga-lo a votar, se não, paga multa! Isso é rediculo. Também não gosto de Lula muito menos do PT. Estudei, bastante, politicas universais e lhe digo, "Os Estatutos do PT tem coisas que, no meu país, são anti-democráticas!

Contiue escrevendo, que eu o vou lendo. Já o agreguei aos meus blog's.

Um grande abraço

Tina disse...

Olá!
Fiquei feliz com sua visita ao meu blog, vim retribuir a visita , e o que encontro? Um blog gostoso e de alto nivel...já me tornei seguidora, com certeza estarei sempre por aqui.
Tina (SONHAR E REALIZAR)

Andri Alba disse...

Hola, muchas gracias por visitar mi blog y comentar. Un abrazo,

Andri

Sylvia Rosa disse...

Oi Zé Maria, bom é assim que uma Goiana lhe chamaria tá, se permitir. Fiquei imensamente feliz c sua visita e comentário, logo vim retribuir o carinho. E, claro te seguirei, gostei do teu canto, e quanto ao TIRIRICA, sem comentários. O feitiço virou contra os feiticeiros. Se fosse um Macaco de novo também seria eleito. Qdo é que vão selecionar candidatos baseados em seus antecedentes criminais, morais , familiares? "
Abraços e seja muito bem vindo, e vendo elogios como os seus, será que um dia posso aspirar tb que meus devaneios torne-se um Livro.

Blog da Anabela Jardim disse...

Olá!
Parabéns pelo blog!
Passei aqui por acaso e gostei do li. Voltarei outras vezes.

Diacui Pataxó disse...

ainda bem que a justiça foi feita!
Parabéns pelo seu BLOG

A. Reiffer disse...

Muito bom teu blog, textos de alta qualidade, vou passar a acompanhar. Abraços!

Eduardo Marculino disse...

Olá meu amigo...obrigado hoje e sempre...

abraços e estarei criando os blogs do ano no História Viva...e vc merece esta homenagem.

Bom dia

Daniel Costa disse...

José Maria

Para ler mais pausadamento o interessante texto guadei para hoje esse gosto. É assim que vou tomando conhecimento desse grande Brasil, que sem nunca ter visitado me atrai e encanta profundamente.
Abraço

J.P.S. disse...

obrigado pela visita.
estou seguindo seu blog.

abraços.

Helcio Maia disse...

Diz a canção:
"Todo mundo vai ao circo, menos eu, menos eu, como pagar ingresso, se eu não tenho nada, fico de fora, escutando a gargalhada..."

Zélia Guardiano disse...

Bravo, José Maria!
Bravo!
Assim é que se escreve!
Texto pertinente, importante, necessário.
Muito grata!
Abraço

Rita Madeira disse...

Obrigada por sua crítica bendita, em meu blog - poema A FORÇA DO AMOR..
Sua reflexão é magnífica.
É muito triste ver a justiça ser implacável - quase sempre só com os pobres - enquanto outros por seu maldito dinheiro, passam impunes aqui nesta esfera, pois lá na outra, que os aguarda, como ser mortal, as contas serão, com certeza, acertadas.
Abraço
Rita Madeira

Professora disse...

Olá José Maria,
Muito legal seu blog,muito rico em conteúdo, adoramos sobretudo esta postagem sobre o Tiririca, muito pertinente e verdadeira.
Já disponibilizamos seu link lá no blog da Educação Infantil de Angra dos Reis-RJ.
Um abraço.

Moreno disse...

olá muito obrigado pelo seu comentário no meu blog. to seguindo o seu blog. abraço e muito obrigado

Rom disse...

UM TEXTO PERFEITO!!!!!! NADA MAIS A DECLARAR. E QUEM QUISER, QUE LEIA E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

林磊 disse...

2016-2-27 leilei
michael kors outlet
canada goose jackets
burberry outlet online
ray ban sunglasses
nike air max
cheap jordan shoes
michael kors handbags
louboutin shoes
cheap soccer jerseys
cheap basketball shoes
canada goose jackets
louis vuitton handbags
gucci handbags
micahel kors
air jordan shoes
coach factory outlet
christian louboutin uk
louis vuitton handbags
toms shoes
coach factory outlet online
polo ralph lauren
cheap ugg boots
nike uk
coach factory online
rolex replica watches
ralph lauren
cheap oakley sunglasses
christian louboutin
michael kors
true religion jeans
nike tn pas cher
michael kors handbags
nike sb dunks
timberland uk
michael kors handbag
coach outlet online
hermes belt
ralph lauren
michael kors bags
nike store uk

Zheng junxai5 disse...

zhengjx20160721
michael kors outlet clearance
jordan retro 4
kobe 8
coach factory outlet online
rolex watches
nike free uk
coach factory outlet
air max
kate spade handbags
louis vuitton outlet stores
cheap ray ban sunglasses
kd 8
ralph lauren polo
air jordan 4
jordan 6s
air jordan homme
michael kors outlet clearance
rolex watches
louis vuitton handbags
designer handbags
coach outlet online
cheap basketball shoes
oakley canada
kate spade outlet
louis vuitton bags
cheap jordans
toms wedges
longchamp handbags
ralph lauren home
coach outlet
louis vuitton outlet
michael kors outlet
kate spade outlet
nike air max uk
michael kors outlet
louis vuitton outlet stores
montblanc pen
true religion outlet