Seguidores

Translate

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

RESGATE DOS MINEIROS CHILENOS


Observados por todos no planeta, o regaste dos 33 trabalhadores Chilenos, que foram soterrados no dia 05 de Agosto em uma Mina, que explora Cobre e Ouro, tem sido agonizante para todos os familiares. Há  69  dias sob o solo, em condições mínimas de sobrevivência, podemos escrever que o Deserto do Atacama,

 ao Norte do País, despertou os olhares do mundo. O resgate, feito por uma espécie de bueiro, ou um túnel, com apenas 63 cm de diâmetro, por que a cápsula tem apenas 53 cm de diâmetro, e é o único espaço cabível. Povo de fé, o Chileno, logo batizaram a operação de San Lourenzo.
Dos 33 mineiros, o mais novo tem apenas 19 anos de idade. O mais velho 63. E três são irmãos.  Desses apenas 01 não é Chileno, é de naturalidade Boliviana. E atende pelo nome de Carlos Mamani  A cápsula que resgata os trabalhadores, tem as cores da bandeira Chilena,  vermelha, azul e branca, e pesa 460 kg e, 04 metros de altura.

Certamente uma Operação arriscada e emocionante. Emocionante quando o primeiro socorrista de nome Manuel Gonzales, adentrou na cápsula e desceu. Os 17 minutos pareceu-nos infindos. E mais emocionante, quando a ponta vermelha da cápsula apareceu no interior da Mina San Jose. Os mineiros abraçaram-se, e mesmo com a fragilidade psicológica, ainda restam-lhes força para sorrirem. Era a vida, que lhes sorria.  Extraordinário, o pronunciamento do Presidente Chileno Sebastián Piñera,

efusente, agradeceu nominalmente a Solidariedade dos Presidentes Obama ( USA ), Evo Morales ( Bolivia ) e Lulla ( Brasil ), e disse que " a fé do povo Chileno, removeu montanhas". Muito emocionado, quando a cápsula descia, o Presidente Chileno, iniciou o canto do Hino Nacional Chileno, e todos cantaram juntos, nesse momento eu me emocionei, sentir como são patriotas,e pensei comigo: " será que o nosso Presidente Lulla, os candidatos José Serra e Dilma Roussef, são capazes de cantar inteiro o Hino Nacional Brasileiro, sem errar a Letra  ou inverter os versos " ?

Quando do acidente os trabalhadores, ficarão 10 dias incomunicáveis. Alimentando-se às vezes apenas com barras de  cereais.
Temos sim, por mais simples que seja o gesto, nos render a esses bravos. Delirante, foi quando o Segundo foi resgatado, saiu da cápsula  erguendo os braços aos berros  de: " tí...tí..ti ...lê..lê...lê " era mais um reencontro com a vida, com a família, com Deus, e com seus valores.
A verve Chilena, não tomou conta somente deste blogueiro, mas de todos os seres humanos, que acompanham esta tragédia. São e Salvos todos, é por que DEUS, está ali.

Aplausos ao povo Chileno.

      

6 comentários:

Carla Farinazzi disse...

José Maria, lindo seu texto. Também fiquei emocionada ao vê-los conseguindo vencer as barreiras e sair de dentro da terra.

Uma vitória do povo chileno, realmente. E também de todos, no mundo inteiro, que se sensibilizaram com os mineiros.

Abraço

Carla

Silene Neves disse...

Olá José Maria!

Venho retribuir o carinho da visita! E tbm conhecer seu espaço! Parabéns! É muito bom mesmo!

Seu texto em emocionou... obrigado por fazer meu coração sentir...! Gosto do que emociona. Considero a vida uma sequência de emoções e sensações!

Deixo meu beijo
Com carinho
Te seguindo...

Sil
Sempre aqui

FRANCISCO ARAUJO disse...

Parabéns pelo Blog..Vou colocar o link no meu BLOG http://araujofrancisco.blogspot.com
Tudo de bom!

Camila Nogueira disse...

MUITO BOM mesmo o texto, esses chilenos, são guerreiros, são a verdadeira prova de garra e coragem
já estou lhe seguindo'

De tudo um pouco disse...

Acabei de ver o último sendo resgatado...emocionante...
povo guerreiro aquele...


parabéns pelo post


Loisane

Inside Me disse...

cada post é melhor q outro, amei a singela com que escreves, aas imagens em perfeita consonância tb, parabéns!