Seguidores

Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

HOJE, DIA MUNDIAL DE ALFABETIZAÇÃO

Neste 08 de Setembro, comemora-se o dia Mundial da Alfabetização.
Alfabetizar - é ajudar o individuo a desenvolver as suas habilidades para ler e escrever, e assim ele poder contemplar o fabuloso mundo do saber.
Não sei se tenhamos muito o que festejar nesta data.
De um lado, estão alunos, lesados por uma enfadonha Aprovação Continuada, onde automaticamente o aluno, passa de uma turma para a outra, sem que saiba ler; escrever; contar e por aí vai.
Do outro lado, estão os professores: pessimamente remunerados, com salários atrasados, desmotivados, desvalorizados, as Escolas Públicas, caindo aos pedaços, enfim uma avacalhação ampla e irrestrita.
Aquele que deveria ser valorizado, enobrecido, hoje parece que virou "persona non grata", estou ainda falando do Professor.
Professor - esse "alfabetizador" - hoje para sobreviver, tem que dá aulas em 5 ou 6 escolas por dia, senão não tem poder de sustentabilidade. Pessimamente remunerado, desgraçadamente ferido na sua dignidade. E, em muitos Estados do Brasil, com vencimentos atrasados.
Aí, quando reivindica  os seus legítimos direitos: é recebido à porrete, á cacetete, à cavalaria, por  que a PATULÉIA POLITICA, entende que não podem reivindicar melhorias. Neste momento estamos em ano Eleitoral, e esse pessoal ocupa o horário eleitoral, para falar de tudo, menos de Educação. Faz-se duas semanas que a Imprensa falada, escrita, televisada, só fala da quebra do sigilo do Imposto de Renda, da filha do José Serra, um caso sério sim, mas de policia. E de Educação?  Nenhuma palavra.
O Professor, este eu tenho certeza, nada tem a comemorar nesta data. Mas, devemos todos refletir sobre a Educação que temos hoje no Brasil.
O que queremos, e para onde estamos caminhando.


--


      

Nenhum comentário: